O PCdoB-BH oficializou nesta quarta-feira (16), a candidatura de Wadson Ribeiro para Prefeitura da capital mineira. A atividade referendou ainda a candidatura da vice Kátia Vergílio, de trajetória ligada à luta por moradia na capital. Também foi aprovada a chapa de 50 candidatos e candidatas para o Legislativo de BH. Entre os nomes que integram a lista dos postulantes ao Legislativo municipal estão a ex-deputada federal e presidenta do PCdoB-BH, Jô Moraes, o vereador Gilson Reis e a cientista política Mara Teles.

O ato político da convenção foi transmitido pela página oficial do partido no Facebook e contou com vídeos e mensagens de apoio do deputado federal e candidato a prefeito de SP, Orlando Silva; da candidata a prefeita de Porto Alegre, Manuela D’Ávila; do governador do Maranhão, Flávio Dino e da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Ato Político da Convenção PCdoB BH 2020

Apresentação dos candidatos que vão trabalhar por uma BH mais humana, progressista e democrática, vamos realizar a convenção online do PCdoB. Participe com a gente!

Posted by PCdoB Belo Horizonte on Wednesday, September 16, 2020

 

Durante sua fala, Wadson afirmou que a candidatura comunista à Prefeitura de BH irá apresentar um plano emergencial para cidade e citou a necessidade de gerar empregos, sobretudo por conta dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Ele destacou, ainda, a necessidade de obras de infraestrutura, principalmente em virtude do período de chuvas que se avizinha. “Imagina se tivéssemos um programa de obras ousado em Belo Horizonte: quantos empregos não geraríamos?”, indagou.

Segundo Wadson, a cidade precisa de tarifas mais baratas. Por que o transporte, além de ser público, não pode ser gratuito? Por que quem tem que bancar os custos do transporte é o pobre coitado que usa o ônibus? Precisamos criar um fundo municipal de transporte, pois precisamos fazê-lo ser gratuito”, afirmou.

Candidata a vice-prefeita

Wadson comentou ainda a indicação de Kátia Vergílio para a vice da chapa. “Fiquei muito feliz com a indicação da nossa querida amiga Katia Vergílio, uma jovem, moradora do Barreiro, da Vila Pinho, que tem uma história na luta pela moradia na cidade de Belo Horizonte. Junto com a Katia, eu quero discutir com cada cidadão de Belo Horizonte a perspectiva de uma cidade mais inclusiva, mais desenvolvida, uma cidade que olhe pela maioria da população que hoje se encontra esquecida e a margem de qualquer projeto social”, disse o candidato à prefeitura sobre a escolha da vice.

Wadson Ribeiro, Jô Moraes e Katia Vergílio durante a Convenção Eleitoral do PCdoB | Foto: Rafael Freire

Chapa de vereadores

O PCdoB-BH confirmou ainda 50 candidaturas à Câmara de BH nas eleições deste ano. A chapa segue a reserva de 30% das vagas para candidaturas femininas. Também traz a iniciativa inédita de candidaturas coletivas da juventude. Entre os nomes de estaque da chapa estão a presidenta do PCdoB-BH, a ex-deputada federal, Jô Moraes e o vereador Gilson Reis.

Candidatura à Prefeitura de BH

Wadson Ribeiro tem 44 anos é presidente do PCdoB Minas, partido do qual é filiado há 27 anos. Ainda estudante, participou do Fora Collor e entrou no movimento estudantil. Foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), e depois presidente da União da Juventude Socialista (UJS).

Foi secretário-executivo do Ministério do Esporte (2007), trabalhando em programas que transformaram a política esportiva do governo federal em projetos de inclusão social como o Bolsa Atleta, que garantia o sustento dos esportistas profissionais; Programa Segundo Tempo, que mantinha crianças e jovens na escola depois da aula, longe do perigo das ruas; e o Esporte e Lazer da Cidade, que ofereceu atividades esportivas, culturais e de lazer para um número de brasileiros nunca antes alcançado no país.

Foi deputado federal (2015), ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais e secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, criando os chamados Arranjos Produtivos Locais, que impulsionaram o setor cervejeiro e moveleiro (2017).

Acesse o perfil e conheça Wadson Ribeiro – Belo Horizonte (MG)

*

Fonte: De BH, Mariana Viel

(BL)