Pré-candidato do PCdoB à Prefeitura de Belo Horizonte-MG. Wadson Ribeiro é atual presidente do PCdoB-Minas. Foi ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais e titular da Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (2017-2018) e deputado federal (2015-2016).

Possui uma trajetória que reúne experiência política no estado, no governo federal e também nos mais importantes movimentos de juventude do país. Na Câmara dos Deputados foi titular nas comissões de Orçamento e Viação e Transporte da Câmara Federal. Exerceu a suplência nas comissões de Educação e Minas e Energia. Também integrou a Comissão Especial de Mineração.

Natural de Juiz de Fora, formado em Administração Pública, casado com Carolina, pai de Pedro e Francisco. Nos últimos anos, Wadson ajudou a ampliar o PCdoB em todas as regiões de Minas Gerais, convivendo nas mais diversas cidades do estado. Em 2104 disputou pela segunda vez o cargo de deputado federal. Recebeu 53.733 votos.

Infância e Família

Wadson nasceu em 26 de agosto de 1976 na região do Linhares, um bairro simples de Juiz de Fora (MG). Filho mais novo de uma família de sete irmãos, desde cedo mostrava a paixão pelo esporte e pelas atividades coletivas. Com o pai lanterneiro e a mãe dona de casa, aprendeu a importância da humildade e da dedicação com os estudos. Entrou para a Escola Normal de Juiz de Fora e depois para o Instituto Granbery, uma das mais tradicionais instituições de ensino em todo o estado.

Movimento Estudantil

Em 1992, ano marcado por muitas transformações políticas no Brasil, Wadson cursava o segundo ano do ensino médio e já participava ativamente do Grêmio de sua escola e da União Juiz-Forana de Estudantes Secundaristas (UJES). Entusiasmado com a grande onda de manifestações pelo Brasil e com vontade de mudar sua realidade, foi um dos responsáveis pelo famoso movimento cara-pintadas na cidade, durante o processo que levou ao impeachment do presidente Fernando Collor.

Universidade de Medicina

Já em seu primeiro vestibular, em 1994, Wadson foi aprovado para o curso de Medicina e ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além de realizar um sonho pessoal e de sua família, animou-se com as lutas e reivindicações dos estudantes universitários. Tornou-se presidente do Centro Acadêmico de Medicina da UFJF e representante da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (DENEM). Naquela época, lutou pela humanização da profissão dos médicos e para aumentar as oportunidades práticas dos estudantes junto à população necessitada.

União Nacional dos Estudantes (UNE)

A militância de Wadson com os alunos de medicina o levou para a União Nacional dos Estudantes (UNE), a maior e mais importante entidade da juventude no país. Tornou-se o primeiro diretor representante dos alunos de medicina na entidade. No ano de 1999, foi eleito presidente da UNE por milhares de jovens de todo o Brasil em um encontro histórico no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, contando com a presença do líder cubano Fidel Castro. Entre 1999 e 2001, período em que presidiu a UNE, lutou contra as privatizações da educação e o sucateamento das universidades brasileiras. Foi também um dos criadores da Bienal de Arte e Cultura da UNE, principal atividade do gênero para os estudantes do país, e do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

União da Juventude Socialista (UJS)

Entre os anos de 2001 e 2006, Wadson foi presidente da União da Juventude Socialista (UJS). Em 2002, ajudou a coordenar a campanha vitoriosa de Lula a presidente.

Circulou por todo o país e fortaleceu as lutas dos jovens pela reforma universitária e pela criação do Estatuto da Juventude. Acompanhou de perto a criação de programas importantes como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Reuni (Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Também coordenou a mobilização de jovens brasileiros contra a guerra do Iraque, em solidariedade internacional aos povos e em repúdio ao presidente norte-americano George W. Bush.

Ministério do Esporte

A convite de Lula e do ministro do Esporte, Orlando Silva, Wadson assumiu, em 2007, a Secretaria-Executiva do Ministério, segundo cargo mais importante da pasta.
Aceitando o desafio, não se intimidou e, com seu trabalho, foi um dos responsáveis por trazer a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas para o Brasil. Também desenvolveu outros programas importantes, para todo o país, juntando as áreas do Esporte e da Educação, como o programa Segundo Tempo, que promove atividades esportivas para crianças e adolescentes, nas escolas públicas brasileiras, em horário integral. Coordenou outras ações importantes, como a implantação da Lei de Incentivo ao Esporte e das Praças da Juventude, construídas em grandes e pequenas cidades de todo o país.

Presidente do PCdoB Minas

Em 2010 Wadson foi candidato a deputado federal, por Minas Gerais, obtendo mais de 54 mil votos e conquistando a primeira suplência da sua coligação na Câmara dos Deputados. Em 2011, Wadson retornou de vez ao estado com a missão de conduzir o seu o PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Foi primeiro vice-presidente da legenda e, no ano de 2013, foi eleito o presidente estadual. Durante esse período, dirigiu projetos políticos importantes, como a eleição de Carlin Moura à prefeitura de Contagem (terceira maior cidade de Minas) e a ampliação do Partido em todas as regiões do estado. Tornou-se também um articulador importante para trazer aos mineiros os programas sociais e projetos federais dos governos Lula e Dilma.

Acompanhe o Wadson nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/wadsonribeiro65/ 

Instagram : https://www.instagram.com/wadsonribeiromg/?hl=pt-br

Twitter: https://twitter.com/wadson_ribeiro