O candidato à Prefeitura de Macapá (AP), Paulo Lemos (Psol), e sua vice, Lorena Quintas (PCdoB), pela coligação Macapá Para Todos Nós, concorrem neste domingo (6) no primeiro turno das eleições na capital amapaense após adiamento do pleito devido a crise de energia na cidade. Devido a um incêndio que destruiu três transformadores em uma subestação de energia de Macapá, no dia 3 de novembro, foram provocadas falhas no acesso à eletricidade por parte da população, com sérios reflexos na segurança pública.

Com 292.718 eleitores, as eleições no Macapá (AP) para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos 23 vereadores para a Câmara Municipal. Se houver necessidade de segundo turno, o pleito acontecerá no dia 20 de dezembro.

As eleições foram adiadas pelo TSE, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), no dia 12 de novembro, em virtude da crise no abastecimento de energia.

Os cuidados sanitários serão os mesmos adotados nos 5.567 municípios onde já houve eleição este ano. Na área de Segurança Pública, diversos órgãos federais e locais atuarão de forma integrada.

Perfil

Paulo Lemos é professor, foi secretário municipal de administração está atualmente no segundo mandato como deputado estadual. Tem feito uma oposição efetiva ao atual governo e dentro da casa levado as pautas da sociedade para o debate. Durante o apagão que atingiu o estado, defendeu os interesses da população, inclusive pedido para que os responsáveis prestassem esclarecimentos sobre o assunto.

A candidatura de Paulo e Lorena é a construção de uma união da esquerda para enfrentar o avanço das forças conservadoras, o fascismo e o bolsonarismo na região.

O combate às desigualdades, a luta por uma educação mais inclusiva e de qualidade, a defesa dos trabalhadores e a geração de oportunidades para nossos jovens, são os principais objetivos da candidatura.

A jovem Lorena Quintas nasceu em Macapá, é mãe, feminista, empresária e bacharel em Direito. Foi servidora da Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Atuante na área social, tem trabalho com mulheres do bairro Pedrinhas, na Zona Sul, capacitando e dando oportunidade de geração de emprego e renda.

Urnas

As 850 urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito já estão carregadas, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou baterias extras para o estado, a fim de garantir o processo de votação. Também foram feitos diversos testes nos sistemas eleitorais, para que tudo funcione 100% na apuração e na totalização dos votos.

Nesta terça-feira (1), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá vai realizar a cerimônia de carregamento e lacração das urnas. O procedimento faz parte do rito de segurança e transparência do processo eleitoral e, portanto, o ato é público.

Propaganda

A propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e de televisão em Macapá termina nesta quinta-feira (3). Ela começou no dia 9 de outubro, foi suspensa no dia 20 de novembro e retomada por decisão do Plenário do TSE do dia 24.

Fonte: TSE

(MD)