O prefeito eleito pelo PCdoB no município de Tapiramutá (BA) Roberto Venâncio tem uma história de superação. Ele saiu de gari a prefeito da cidade tendo sido eleito com 4.533 votos, 54,52% dos votos válidos. Roberto nunca conheceu a família biológica e foi criado por Dona Nair Venâncio até os dois anos de idade, quando ela faleceu. Roberto Venâncio passou a ser criado pela irmã de Nair, até os 18 anos, quando ela também faleceu.

Depois de ter perdido as duas mães de criação, Roberto ficou entregue à própria sorte e enfrentou muitas dificuldades. Ele deixou Volta Grande, comunidade rural de Tapiramutá, para enfrentar o mundo sem nenhum tipo de apoio, com apenas sua determinação.

Até o ano de 2003 ele foi gari em Tapiramutá, depois foi para o estado de Goiás trabalhar como cortador de cana e depois na colheita do café em Minas Gerais. Quando retornou a Tapiramutá, foi admitido como agente arrecadador no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Construiu pontes e fez tantos companheiros que em 2010 se elegeu Presidente do STR.

Em 2012 Roberto Venâncio tornou-se vereador do município com 267 votos. Em 2016 se cadidatou ao cargo de prefeito, mas não venceu. Seguiu trabalhando pelas comunidades, especialmente pelo homem do campo, e agora tornou-se prefeito. Venâncio sempre filiado ao PCdoB, partido que escolheu pela sua história e dedicação à causa dos trabalhadores.

Roberto tem 41 anos, é bacharel em História e está no sexto semestre do curso de Direito. Casado com Cristina Santos, é pai de dois filhos: Henry Venâncio e Phyetro Venâncio.

Fonte: Calila Notícias e Blog do Adenilton Pereira

(MD)