A comissão municipal do PCdoB em Petrópolis (RJ), divulgou, nesta quinta-feira (19), uma nota em suas redes sociais cumprimentando “sua militância e seu eleitorado pela grande batalha travada nestas eleições” e “a histórica marca de cerca de 5.000 votos”. Segundo o documento divulgado, “no 2º turno aglutinam-se forças mais democráticas e forças mais atrasadas em torno das candidaturas. A neutralidade favorece o atual prefeito e frustra a necessidade inadiável de mudanças, a despeito de quaisquer justas ressalvas”, diante disso, o partido resolveu declarar seu apoio em Rubens Bomtempo, do PSB.

Leia a nota na íntegra:

Nota do PCdoB sobre o 2º turno das eleições em Petrópolis/RJ

O PCdoB petropolitano cumprimenta sua militância e seu eleitorado pela grande batalha travada nestas eleições.
Unidos e solidários, ao lado do Movimento dos Comuns, da UJS e dos movimentos sociais de nossa cidade, sustentamos as pautas mais avançadas e justas para nosso povo, como a geração imediata de empregos, os investimentos públicos em educação, saúde e moradia digna, a recuperação das carreiras dos servidores e dos direitos sociais dos trabalhadores, a ampliação da democracia e da participação popular, entre tantas outras, expressas no “Programa dos Comuns em Defesa da Vida”.

Lançamos a primeira chapa de mulheres da história à Prefeitura de Petrópolis, a professora Lívia Miranda e a enfermeira Luciana Baur, pela coligação Petrópolis para todas e todos, numa aliança entre PCdoB e PT, tendo causado grande impacto no debate público de nossa cidade e atingido a histórica marca de cerca de 5.000 votos. Nossa corajosa chapa de vereadoras e vereadores, a Chapa dos Comuns, reuniu lideranças trabalhadoras e populares, e semeou ideias e propostas em defesa de uma Petrópolis mais justa, digna e desenvolvida.

Estas eleições tiveram como marca a busca por mudanças e por renovação, por um novo projeto de cidade e por uma nova forma de fazer política. Infelizmente, o atual prefeito, que abandonou as comunidades, perseguiu os servidores e apoiou absurdos na Câmara, elegeu os piores vereadores e passou ao segundo turno por uma diferença mínima.

É preciso ser honesto com nosso povo e ter responsabilidade diante da história de nossa cidade. Em Petrópolis, como em todo o país, no 2º turno aglutinam-se forças mais democráticas e forças mais atrasadas em torno das candidaturas. A neutralidade favorece o atual prefeito e frustra a necessidade inadiável de mudanças, a despeito de quaisquer justas ressalvas.

Diante da polarização já conhecida de nossa população, o PCdoB não se omite: declaramos nosso voto em Rubens Bomtempo, do PSB.

Nosso projeto de cidade segue vivo e nós lutaremos por ele dia após dia, nossa luta não se esgota nas eleições. Seguimos em nosso caminho, com os pés firmes no chão da luta social de Petrópolis, com a mesma esperança de sempre, comprometidos com a luta por democracia e justiça, pelo fim das desigualdades que oprimem nosso povo e nossa cidade.

Assim, dia 29 de novembro derrotaremos as forças do atraso em nossa cidade.

Petrópolis, 19 de novembro de 2020

Comitê Municipal Jana Moroni