Com o fim das coligações proporcionais na chapa de vereadores, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lançou em torno de 10 mil candidatos e candidatas ao cargo em todo o país. Destes, foram eleitos 692 candidaturas comunistas às câmaras municipais no último domingo (16). Segundo levantamento preliminar do Portal PCdoB, somente nas capitais, 14 comunistas conquistaram uma vaga à Câmara.

Daiana Santos e Bruna Rodrigues, candidatas eleitas para a Câmara Municipal de Porto Alegre

São Luís, no Maranhão, elegeu quatro vereadores e vereadoras, são eles: Paulo Victor, Astro de Ogum Fátima Araújo e Concita Pinto. A capital baiana, Salvador, elegeu dois candidatos, Hélio Ferreira e Augusto Vasconcelos. Porto Alegre conquistou duas cadeiras femininas, com Bruna Rodrigues e Daiana Santos (imagem ao lado).

Recife também elegeu dois vereadores, Almir Fernando e Cida Pedrosa. A capital do Rio Grande do Norte, Natal, escolheu uma mulher como vereadora, Juliana Arruda. Em Sergipe, Aracaju, Bittencourt foi reeleito vereador. No Amazonas, Manaus elegeu Jaildo Oliveira e Belém do Pará, Altair Brandão.

 

Total por estado

Em Minas Gerais, 47 vereadores e vereadoras foram eleitos em todo o estado. Em Pernambuco, 27 comunistas conquistaram uma cadeira nas câmaras municipais do estado. O Ceará também elegeu um total de 42 vereadores em todo o estado. No estado do Maranhão foram eleitos 248 vereadores e vereadoras. Outro número expressivo foi na Bahia, com um total de 219 cadeiras. Espirito Santo e Amapá elegeram 3 vereadores cada estado. No Acre, 9 vereadores no estado. Alagoas e Goiás também elegeram 2 vereadores.

No Pará foram 10 eleitos, na Paraíba, 17. Em Pernambuco foram conquistadas 28 vagas em todo o estado e 10 no Piauí. No Rio de Janeiro foram eleitos 7 vereadores; 9 no Rio Grande do Norte e 15 no Rio Grande do Sul. Rondônia e Tocantins tiveram 1 eleito em cada estado e 2 eleitos em Santa Catarina. No estado de São Paulo foram 13 conquistas a vereança e 3 em Sergipe. O Amazonas elegeu 7 vereadores.

Ao comemorar as conquistas dos comunistas às câmaras municipais, a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos destacou às vitórias das mulheres negras e citou o nome de Jô Oliveira, primeira mulher preta eleita em Campina Grande (PB), Dete Silva, primeira mulher negra eleita em Olinda e a poeta feminista Cida Pedrosa que foi eleita na capital de Pernambuco.


__

Do Portal PCdoB, Bárbara Luzan