Encerrada a contagem de votos do primeiro turno neste domingo (15), a segunda principal cidade do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, confirmou que haverá segundo turno entre Pepe Vargas (PT) — cujo vice é Cláudio Libardi Júnior, do PCdoB e conta também com o apoio do PSol — e o tucano Adiló, com ampla vantagem para o candidato petista.

Pepe Vargas e Libardi tiveram 34,20% (75.211 votos), contra 15,44% de Adiló (33.961). A cidade teve, ainda, 24,82% de abstenção, 5,28% de brancos e 6,54% de nulo.

Na cidade da Serra Gaúcha, o PCdoB também conquistou uma vaga na Câmara de vereadores, com Renato Oliveira.

Pepe Vargas é deputado estadual, já foi prefeito de Caxias do Sul (1997-2004), deputado federal e ministro. Cláudio Libardi Júnior tem 25 anos, é advogado e tem a origem de sua trajetória política no movimento estudantil. “Na minha casa, o Pepe nunca foi uma “pessoa”. Era a esperança de mudança. Por isso, estar ao lado dele é muito especial. E ele é um cara que faz a construção coletiva”, declarou, em entrevista recente ao jornal local Pioneiro.

Por Priscila Lobregatte