Atual deputada estadual na Bahia, eleita com 57.755, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa. Ex- secretária estadual da SETRE – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e da SPM – Secretaria de Políticas para as mulheres, Olívia Santana foi vereadora, reeleita nas eleições de outubro de 2008 para a Câmara de Vereadores de Salvador, pelo PCdoB. Foi ainda secretária municipal de Educação e Cultura de Salvador, ex-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal. Militante do movimento negro, das mulheres, dos direitos humanos e defensora da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade nos ensinos fundamental, médio e universitário.

Nascida na Invasão de Ondina, Olivia é filha de empregada doméstica e pai marceneiro. Sua mãe teve oito filhos, mas só sobreviveram três: ela e mais dois. Olívia teve que aprender cedo a lidar com as dificuldades. Sua história política começou aos 14 anos, quando teve que trabalhar como servente em uma escolinha particular. Esse foi o pontapé para a escolha de sua carreira.

Se preparou para o ingresso na universidade com os módulos velhos da filha da dona da escola em que trabalhava como faxineira. Prestou vestibular sem ter feito cursinho. Foi aprovada em Pedagogia na Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Assim, é Olívia, ex-vereadora com seis anos de mandato; mulher batalhadora, percebeu cedo que sua trajetória seria de muitas lutas, batalhas, mas também de conquistas. Um exemplo foi a sua vitória na eleição de 2008, como uma das mais votadas da esquerda.

Na Câmara, ela representou uma caixa de ressonância das bandeiras de luta dos negros, das mulheres e dos setores da Educação, da Cultura e movimentos populares.

Em 2010, Olívia foi candidata a deputada estadual, na chapa de apoio ao governador Jaques Wagner e à candidata Dilma Roussef, obtendo 30.466 votos, mas não conseguiu ser eleita.

Já em 2012, abdicou da reeleição para novo mandato como vereadora, praticamente ganho, para fazer parte de um projeto maior, a campanha Pelegrino Prefeito. Ganhou muito destaque na posição de vice-prefeita na chapa no chamado ~Time do Povão – Lula, Dilma e Wagner”. Não foi eleita , mas permanece firme na luta pelo empoderamento das mulheres e dos negros, suas bandeiras principais.

Siga a Olívia Santana em suas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/oliviasantana65

Twitter: oliviasantana65

Youtube: Olivia65500

Instagram: oliviasantana_oficial