Realizadas as convenções, temos candidatos a prefeito (a), chapa de vereadores (as), todos com seus números e registrados até o dia 26 de setembro. A partir daí, é arregaçar as mangas e “se jogar” nos próximos 50 dias de campanha. Isso vale tanto para candidatos quanto para apoiadores.

Campanha é agenda – todos os dias ter uma programação: seja uma visita, uma reunião, uma ou várias lives, fazer telefonemas, debater programa, ouvir grupos de apoio, conversar com especialistas, informar-se sobre os temas mais importantes em debate.

Campanha é comunicação: um bom visual do candidato (a) na foto, no slogan e nas cores, na identificação do nome e do número; videos curtos e bem produzidos; identidade clara de discurso; textos concisos de apresentação, propostas diretas e marcantes de acordo com cada perfil. E valem todos os canais – o panfleto, o card, o vídeo, a tv, o rádio, o zap, o carro de som, o cartaz…

Campanha é contato, virtual ou presencial. Falar com as pessoas, ouvi-las, apresentar suas ideias, assimilar novas ideias, assumir compromissos, defender opiniões. A evolução da disputa eleitoral implica que, a cada dia, novas questões se colocam. As posições dos nossos candidatos e candidatas que precisam ser defendidas, as posições dos adversários que precisam ser contestadas..

E campanha é, sem sombra de dúvida, pedir apoio e pedir o voto diretamente ao maior número possível de pessoas e também através de uma extensa rede de apoiadores que apresentam como seus um candidato (a), multiplicando o potencial eleitoral e ampliando cada vez mais o contato com eleitores. É aquilo que se chama tradicionalmente de “amarração do voto”, que é feito um a um, fazendo chegar o nome e o número que será votado.

Vamos à luta, em todas as regiões do Brasil, fazer vitoriosa a campanha do PCdoB e do 65!

Boa campanha para todos e todas.