Em comunicado, a direção municipal do PCdoB de Florianópolis informa que declinou da candidatura própria à Prefeitura da cidade, com a “valiosa” Janaina Deitos para apoiar a unidade da esquerda em torno da chapa Elson Pereira (Psol) e Lino Peres (PT).

O texto destaca que PCdoB comemora a maior unidade do campo popular de democrático dos últimos 28 anos. “Hoje é dia de alegria e de festa da democracia”, ressalta o documento.

A Frente Democrática por Florianópolis reúne o maior quantitativo de partidos de esquerda e do campo democrático e popular do país, entre eles, PCdoB, Psol, PT, PDT, PSB, REDE, UP, UCB, PCLCP.

Em convenção realizada na última terça-feira (15), o PCdoB tinha aprovado a indicação do nome da Janaina Deitos para compor a chapa com o Psol. Porém, a convenção aprovou ainda que a decisão final ficaria a cargo da executiva do partido que reunido nesta quarta-feira (16), deliberou em unir à frente de esquerda.

A resolução da executiva destaca ainda que Janaina irá compor a chapa de candidatos e candidatas do PCdoB à Câmara Municipal. Florianópolis tem a maior chapa com participação feminina do Brasil, proporcionalmente, são 14 mulheres para 15 homens.

Confira a nota assinada pela presidenta municipal do PCdoB de Florianópolis Anderlize Abreu e Janaina Deitos, vice-presidenta.

Camaradas,

Hoje Florianópolis selou a maior unidade do campo popular e democrático dos últimos 28 anos e, também, a maior do Brasil na atualidade. Hoje é um dia de alegria, de festa da democracia e de vitória, que nós, do PCdoB, temos a felicidade de ter iniciado este projeto em 2018. E hoje, pelo esforço de todos os partidos que estavam na Frente, chancelamos a unidade em torno da chapa Elson Pereira e Lino Peres. Oferecemos à Frente nossa valiosa companheira Janaina Deitos, que nesse processo trabalhou incansavelmente junto à Direção do nosso Partido, para garantir o que conquistamos hoje.
A tradição do PCdoB é a de reunir as forças populares para oferecer ao povo mais sofrido, principalmente nesse momento que vivemos no nosso País, na nossa cidade, de crise econômica, de pandemia, a melhor alternativa para a cidade. Entendemos que a unidade é a chave da porta que abrirá a vitória em Florianópolis e, seguindo os ensinamentos de João Amazonas, reafirmamos que “a unidade é a bandeira da esperança”!

Camaradas, para recuperar nosso espaço na Câmara de Vereadores, construímos também a mais diversa, combativa e representativa chapa para a Câmara – por enquanto, 14 mulheres e 15 homens, a maior participação feminina entre todos os partidos. E, a partir de agora, será reforçada pela nossa grande camarada Janaina Deitos, que direcionará seus esforços neste momento para a eleição como vereadora em nossa cidade, somando votos com os demais candidatos e candidatas.

Viva a Frente Democrática e Popular!
Anderlize Abreu – Presidenta Municipal do PCdoB
Janaina Deitos – Vice-Presidenta Municipal do PCdoB

*

PCdoB Florianópolis (BL)