Na noite desta quarta-feira (16), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio de Janeiro realizou sua Convenção Eleitoral na capital carioca. Os comunistas fizeram um amplo ato político digital que confirmou a aliança PT-PCdoB. A chapa que concorrerá à prefeitura do Rio terá Benedita da Silva (PT) prefeita e a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB) como vice.

A candidata a vice-prefeita, Enfermeira Rejane, falou de forma emocionada sobre a difícil conjuntura que vivemos no Brasil e no Rio de Janeiro e fez a defesa da unidade das legendas:

“A gente não quer um Rio de Janeiro em que o prefeito diz que vai cuidar das pessoas, mas fecha unidades de saúde. É preciso dialogar com o povo da nossa cidade e mostrar que existe a possibilidade de sermos felizes, que nós temos condições de enfrentar esse momento obscuro que estamos vivemos. Mas a gente precisa se juntar e buscar a unidade”.

Benedita da Silva, ex-governadora e candidata a prefeita do Rio de Janeiro, valorizou a trajetória da deputada Rejane e a aliança histórica entre PT e PCdoB. Segundo a candidata do PT à prefeitura da capital:

“Os nossos sonhos não são nossos somente, a gente sonha juntos. E se a gente sonhar juntos, acontece. Estamos todos sangrando por ver famílias inteiras dormindo nas ruas, por ver o desmonte total da saúde pública, mesmo depois de tantas batalhas. Mas caminhamos e vamos continuar caminhando coletivamente para que a gente possa resgatar o sorriso do nosso povo”.

Unidade para mudar

Rodrigo Weiss, presidente municipal do PCdoB no Rio de Janeiro, também salientou a importância da unidade das forças populares e progressistas no Brasil e no Rio:

“Tivemos o pleno entendimento da necessidade da unidade contra o fascismo e contra o arbítrio que imperam hoje no Brasil. É preciso unidade, e é preciso que nós do campo progressista tenhamos a compreensão de que é fundamental fazer das eleições municipais de 2020 uma antessala das eleições gerais de 2022. E o PCdoB – há bastante tempo – está conclamando as forças progressistas a se unirem, a formarem uma frente ampla”.

A deputada federal do PCdoB, Jandira Feghali, que afirmou que é preciso “fazer o reencontro com a esperança”, também destacou a urgência da unidade do campo progressista e ainda ressaltou que:

“Nosso projeto está sendo comandado por duas mulheres negras em um momento em que o mundo inteiro grita que vidas negras importam e que a gente se levanta contra uma estatística de feminicídio crescente no Brasil. É importante a gente mostrar o simbolismo e a força que isso tem. Rejane e Benedita são mensageiras da luta pela vida, pela igualdade, e por direitos, da luta contra o assassinato do povo preto, contra as desigualdades, e pela inversão dessas hierarquias que foram determinadas por séculos de escravidão no Brasil”.

Presenças no ato

No ato político unitário também estiveram presentes nomes como Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT; Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB; Flávio Dino, governador do Maranhão; João Batista Lemos, presidente estadual do PCdoB; Paulo Sérgio Farias, presidente da CTB-RJ; João Vicente Goulart, ex-candidato a presidente da República; Ricardo Abreu, secretário nacional de administração e finanças do PCdoB. Também compareceram no evento digital dirigentes e lideranças políticas do PCdoB e do PT.

Todos os participantes do ato político fizeram questão de reafirmar a importância da unidade do campo progressista para derrotar o atraso e o conservadorismo, representado por Marcelo Crivela, e por fim ao retrocesso que assola o Rio de Janeiro.

Antes do ato político, a convenção municipal do PCdoB aprovou – de forma unânime – o apoio à chapa majoritária liderada por Benedita da Silva e a indicação de Enfermeira Rejane para o posto de candidata a vice-prefeita. A convenção também aprovou uma chapa de vereadores, com representantes de diversas regiões da cidade.

*

Fonte: PCdoB Rio de Janeiro
(BL)