O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador oficializou, na manhã deste sábado (12), a candidatura de Olívia Santana para a prefeitura da capital baiana, em uma convenção que aconteceu em duas fases, primeiro, virtualmente, por conta da pandemia do novo coronavírus. Além de Olívia, outros 63 nomes do Partido foram confirmados para a disputa pela Câmara de vereadores e vereadoras.

Na abertura do evento, Jurandir Júnior, presidente do Comitê Municipal, falou do processo. “Chegamos aqui fazendo uma pré-campanha vitoriosa, uma pré-campanha que firma o nosso projeto com 65 pré-candidaturas de homens e mulheres que expressam a representatividade que o PCdoB tem tido na cidade. Este é o momento, portanto, de consagrar esse esforço coletivo que possibilitou tornar real o projeto de disputar essa cidade tão desigual e tão significativa.”

Após agradecer a confiança depositada pelo partido em seu nome, Olívia reafirmou seu compromisso com a cidade. “Minha candidatura não é uma aventura, não é uma candidatura que existe contra alguém, é uma candidatura que existe a favor de Salvador. Essa chapa de uma mulher e de um homem negros é a cara da cidade de Salvador. Nosso projeto não é sectário, não é estreito. Nosso projeto é amplo, cabe todas e todos que querem ajudar”.

Na segunda fase da convenção, o PCdoB em Salvador promoveu um ato político presencial, mas com a participação apenas de dirigentes e obedecendo as orientações das organizações de saúde, que foi transmitido pela internet. O ato político contou com a participação do governador Rui Costa (PT), do vice João Leão (PP) e do senador Jaques Wagner (PT). Participaram ainda o presidente do PCdoB na Bahia e Secretário Estadual do Trabalho e Esporte, Davidson Magalhães; a vereadora Aladilce Souza; o vereador Helio Ferreira; a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; o deputado estadual Bobô, entre outros. Enviaram mensagem de apoio o governador do Maranhão, Flávio Dino, a presidenta do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos e Manuela d’Ávila, pré-candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre (RS).

Na ocasião, o Partido anunciou a coligação com o Progressistas (PP), que indicou o candidato a vice-prefeito da chapa majoritária: o esportista Joca Soares.

Com o slogan: Experiência, amor e raça, a chapa majoritária é formada em aliança com o PP e tem Joca Soares, presidente da sigla em Salvador, como vice. Ele destacou a competência da deputada. “Quero falar da minha satisfação em estar aqui hoje, junto com essa mulher que conhece Salvador. Tenho certeza que você, como prefeita, fará muito pela cidade.”

A chapa Olívia/Joca traz algo inédito: as candidaturas a prefeita e a vice são de duas pessoas negras, na cidade que é considerada a mais negra do Brasil. “Essa chapa de uma mulher negra e de um homem negro é a cara de Salvador. […] Essa candidatura não é uma aventura, não é contra ninguém. É uma candidatura em favor de Salvador”, afirmou Olívia Santana, após o anúncio.

O governador Rui Costa lembrou do compromisso de Olívia, que é pedagoga por formação, com a educação. “Você, Olívia, que é da área da educação, sabe que se quisermos resolver o problema da desigualdade, como minha mãe dizia aos quatro filhos, não tem dois caminhos. É estudar e estudar.”

Rui falou dos desafios “Nós vivemos na quarta maior cidade do país e Salvador é um retrato desse país desigual, o pior em distribuição de renda no mundo. Salvador espelha essa desigualdade, essa crueldade com a maioria do seu povo. Mas o que nos conforta, Olívia, é saber que é possível fazer a transformação dessa cidade com muita determinação.”

O vice-governador e presidente do PP na Bahia, também se pronunciou. “Precisamos elevar esse nível, precisamos melhorar a saúde e para isso nós estamos oferecendo a Salvador dois candidatos excepcionais, duas vidas vitoriosas, pessoas que têm histórias de vitórias, Olívia Santana e Joca Soares.”

O senador e ex-governador Jaques Wagner falou dos perfis dos dois postulantes. “A cara de vocês é a cara que Salvador precisa! A cara do social. Vim aqui para dizer boa sorte!”.

Governador do estado, senador e deputados estiveram presentes no encontro.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, explicou que não foi possível construir uma única chapa da base do governador no primeiro turno, mas que a unidade com certeza acontecerá no segundo.

“Não tivemos condições de fazer unidade no primeiro turno, mas estaremos juntos para derrotar o candidato das elites no segundo […] O desafio é de transformar salvador em uma cidade mais humana, mais igual. É uma honra termos uma candidata como você [Olívia] no PCdoB. Tem experiência administrativa, mas também de vida”, afirmou o presidente do PCdoB-BA.

Rui Costa confirmou a expectativa de levar uma candidatura que una a base para o segundo turno e destacou a necessidade de eleger um projeto alinhado com o trabalho que o governo do Estado tem feito na capital. “Nossas obram unem as duas cidades que não se encontravam. […] Salvador precisa de alguém para diminuir as desigualdades, cuidar de gente”, disse.

A Convenção do PCdoB em Salvador homenageou a professora Clarice Pereira, militante comunista que era pré-candidata a vereadora da cidade, mas morreu vítima da Covid-19, em junho.

Confira:

Com informações do PCdoB Bahia e assessoria da deputada