O candidato do PCdoB a prefeito de Olinda (PE), deputado João Paulo e sua vice Vivian Farias (PT), receberam e assinaram, na noite nesta quinta-feira (5), uma carta compromisso firmada com representantes das entidades de ciclismo Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife, representada por Fernanda Brisas, e da Ucipe – União dos Ciclistas de Pernambuco, representada por Artur Novelino. Segundo o candidato da coligação Olinda das Pessoas, “o ciclismo é uma alternativa de mobilidade para Olinda”.
“Bicicletas a mais, carros a menos”, escreveu João Paulo em suas redes sociais. “Seja por colocar na prática o desejo de um mundo melhor e menos poluído, seja pela necessidade de um transporte barato para o povo trabalhador, a malha cicloviária tem um papel extremamente importante em qualquer cidade. Assinamos hoje, Vivian e eu, o compromisso de construir uma Olinda com mobilidade sustentável, inclusiva e democrática.”
Fernanda Brisas e Artur Novelino explicaram que o documento foi concebido por grupos de ciclismo e pela sociedade civil. “A carta propõe uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e por cidades com mobilidades sustentáveis”, defenderam.
O candidato destacou sobre a importância de se conceber uma cidade inteligente e sustentável incentivando a prática do ciclismo para se obter qualidade de vida. “É um compromisso que assumimos para incentivar a prática do ciclismo para o trabalho e o lazer dos olindenses, sintonizados com a ideia de cidade inteligente e auto sustentável”, afirmou.
João Paulo sugeriu um passeio ciclístico para o início do seu mandato, em janeiro de 2021. “Proponho fazermos um roteiro ciclístico por toda a cidade de Olinda: turístico, gastronômico, histórico e cultural, assim que assumirmos o mandato”.
__
Do Portal PCdoB, Bárbara Luzan, com informações de agências