O candidato do PCdoB à Prefeitura de São Paulo (SP), Orlando Silva, participou da live Voto Preto com Roger Cipó nesta quarta-feira (2) e apresentou propostas para a capital paulista, considerando os recortes raciais da população da cidade. Orlando abordou, entre outros, o tema do desemprego, e destacou que o problema afeta a todo mundo, mas afeta mais os negros.

“Não sou eu, Orlando, que estou falando, são os dados das pesquisas.”, afirmou. “Quando falo de desigualdade não é mimimi, como alguns dizem, é um fato. É só olhar as pesquisas de instituições isentas.” Orlando citou a Rede Nossa São Paulo, que tem um mapa da desigualdade que mostra que em todos os indicadores a condição dos negros é mais precária na cidade de São Paulo. Também falou das pesquisas do Ipea sobre emprego e renda, que revelam que os negros enfrentam condições desfavoráveis e fazendo o mesmo trabalho recebem salários menores.

Em seu Plano de Governo , Orlando Silva trata o tema do emprego como prioritário para a Prefeitura de São Paulo em 2021 e aponta diretrizes para garantir que todos os segmentos de trabalhadores sejam contemplados, especialmente os que mais precisam. A meta de Orlando, caso se torne prefeito, é alocar os recursos orçamentários nas regiões que concentram mais população e têm piores Índices de Desenvolvimento Humano, onde as oportunidades de emprego são raras e enchentes e deslizamentos são frequentes.

Confira a entrevista completa AQUI.

Por Maiana Diniz