O candidato do PCdoB à prefeitura de São Luís (MA), Rubens Jr, está em 4º lugar na disputa pela prefeitura da capital maranhense, conforme a pesquisa Econométrica, divulgada nesta quarta-feira (30) pela TV Guará.
Este é o primeiro levantamento a medir o cenário eleitoral após as convenções partidárias para a escolha dos candidatos a prefeito em São Luís e após a anúncio oficial de apoio do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à candidatura de Rubens Jr.
No cenário estimulado, o candidato do PCdoB aparece com 6% das intenções de voto. Em levantamentos anteriores, como DataIlha, divulgada em 22 julho, e Jpesquisa, divulgada em 25 de julho, Rubens Jr aparecia com 3,5% e 4%, respectivamente.
Resultados
No cenário espontâneo, Rubens Jr aparece com 4,4% dos votos válidos, enquanto no cenário estimulado, o candidato tem 6% da preferência do eleitorado, aparecendo em 4º lugar em ambos os cenários.
Ainda no cenário espontâneo, os deputados estaduais Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM) aparecem empatados com 6,8%, o também deputado estadual Adriano Sarney (PV)- até então candidato, vem logo atrás com 1,3%, seguido por Bira do Pindaré (PSB) com 0,9%, Jeisael Marx (Rede) e Dr. Madeira (Solidariedade) têm 0,7%. Edivaldo Holanda- que não será candidato tem 0,5%, Dr. Yglésio aparece com 0,4%, Hertz Dias (PSTU), Franklin Douglas (Psol), Silvio Antônio (PRTB) e Roseana Sarney (MDB)- que também não será candidata, pontuaram com 0,1%. Outros somam 0,6%, nulo 4,8% e não sabem/não responderam são 41,7%. O também deputado federal, Eduardo Braide, lidera com 30% na pesquisa espontânea e 47,3% na pesquisa estimulada.
Na pesquisa estimulada, Duarte Jr (PRB) e Neto Evangelista (DEM) estão empatados tecnicamente, com 10,8% e 10,6%, respectivamente. Bira do Pindaré (PSB) e Adriano Sarney (PV) empatam com 2,6%, Jeisael Marx (Rede) tem 1,5%, Dr. Yglésio (PROS) 1,2% e Dr. Madeira tem 1%. Sílvio Antônio (PRTB) tem 0,9%, Hertz Dias (PSTU) e Franklin Douglas também empatam com 0,2%. Nulo tem 6,6% e não sabe/não responderam são 8,5%. Vale destacar que a pesquisa foi feita antes da desistência oficial do então candidato pelo Partido Verde, Adriano Sarney.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 a 22 de Setembro de 2020 e ouviu de 1000 eleitores. O erro amostral foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95%.
Acompanhe as notícias de campanha do candidato AQUI.
(MD)