Nesta segunda-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila, publicou um vídeo em sua página do Facebook com suas principais propostas para garantir maior inclusão das pessoas com deficiência.
A candidata informou que, por meio de um encontro virtual, ouviu as principais demandas das pessoas com deficiências em Porto Alegre para construir seu plano de governo.
Manuela destacou que um quarto da população da cidade têm algum tipo de deficiência, seja visual, motora, mental ou intelectual, e que ainda assim é difícil encontrar políticas que dêem conta dessa realidade e incluam essas pessoas no município.
Para tornar a capital uma cidade mais acessível e inclusiva, a proposta é promover campanhas de conscientização e ações que ampliem as Políticas de Acessibilidade e Inclusão. “Também vamos revisar os equipamentos e a orientação do planejamento urbano para a inclusão e acessibilidade. Por meio das parcerias público-comunitárias, vamos incluir atividades orientadas para pessoas com deficiência, nas áreas culturais, esportivas e paradesportistas.”, explicou.
Manuela propõe ainda a criação de uma Central de Libras no município para atendimento presencial às pessoas que necessitem e um programa municipal de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, de acordo com a vocação de cada um.
Assista ao vídeo:
Porto Alegre da inclusão e da acessibilidade
Hoje é dia nacional da Pessoa Com Deficiência. Por meio de um encontro virtual, ouvimos as demandas das PCD's em Porto Alegre para construir nosso plano de governo. Não dá mais para nossa cidade ser uma cidade que exclui 1/4 da sua população. É hora de fazer da nossa Capital uma cidade mais acessível e inclusiva. #AgoraÉManuela
Posted by Manuela D'Ávila on Monday, September 21, 2020
__
Por Maiana Diniz