O PCdoB lançou a candidatura oficial do deputado estadual João Paulo à prefeitura de Olinda (PE) durante convenção virtual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na última quarta-feira (16). O nome do candidato a vice prefeito ainda não foi definido. O prazo para a escolha é dia 26 de setembro.

A candidatura de João Paulo reúne na coligação “Olinda das Pessoas”, além do PCdoB, o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialista do Brasil (PSB), o Partido Verde (PV) e o Partido Progressista (PP).

A convenção também definiu os 26 candidatos que vão disputar vagas na Câmara Municipal de Olinda.

Ato virtual

Após a oficialização de sua candidatura, João Paulo participou de um ato político pela internet chamado “Abraço Virtual a Olinda”. Foi um momento de declarações de apoio vindas de figuras públicas de todo o país e de olindeses da periferia e do sítio histórico, entre eles, a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, o governador do Maranhão, Flávio Dino, a ex-presidenta da República, Dilma Rousseff (PT) e o senador Humberto Costa (PT).

Também participaram o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, o presidente do PCdoB de Olinda, Luciano Moura, o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade, Lulinha, o presidente do Partido Verde (PV) em Pernambuco, Jorge Carreiro, a presidente do Partido Progressista (PP) em Olinda, Zélia Matos e o presidente do Partido Socialista do Brasil (PSB) olindense, Pedro Moura.

Os deputados federais do PCdoB, como Jandira Feghali (RJ), Orlando Silva (SP) e Perpétua Almeida (AC), e Carlos Veras (PT-PE), também marcaram presença, além da candidata a prefeita de Porto Alegre (RS), Manuela d’Ávila, o presidente do PCdoB-PE, Marcelino Granja, o presidente do PT-PE, Doriel Barros, o líder do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Jaime Amorim, a vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, Viviane Farias, Dom Marcelo, missionário Clodoaldo Melo, Mãe Jane, Pastor Nyelson Mendonça, Pastor Pedro, Padre Reginaldo, Alberto Batista, Roberto Correia, Hélio Campos, MC Negrita, Dudu de Olinda, Daniel Albuquerque, Pedro Dias, Raúl Córdula, entre muitos outros.

Perfil

João Paulo Lima e Silva nasceu em Olinda. É professor, graduado em Economia e tem longa trajetória na vida pública. Ele já foi eleito deputado estadual em Pernambuco quatro vezes, em 1990, 1994, 1998 e 2018. Foi deputado federal pelo estado entre 2010 e 2014. Atualmente é líder do PCdoB na assembleia legislativa de Pernambuco. João Paulo também já foi prefeito do Recife, entre 2000 a 2008.

Em seu discurso, João Paulo declarou estar confiante e preparado para o desafio de disputar a prefeitura de Olinda diante do atual contexto de crise política, pandemia e desemprego. “Estou ainda confiante na vitória e certo de que faremos uma gestão democrática, inclusiva, inteligente e com intensa participação popular – uma gestão que respeite todas as identidades e todos os credos”, disse.

(MD)