O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Natal-RN lançou candidaturas próprias para a disputa majoritária à prefeitura da cidade na última quarta-feira (16). Fernando Freitas e Joana Lopes foram escolhidos como candidatos a prefeito e a vice prefeita durante a convenção do partido na capital.
Na convenção também foi aprovada uma chapa representativa de candidatos e candidatas a vereador e a vereadora da capital.
A convenção ocorreu de forma mista, com parte dos delegados em ambiente presencial e parte no virtual.
Câmara Municipal
A direção municipal do PCdoB busca retomar a presença dos comunistas na Câmara Municipal de Natal com a eleição de uma bancada. Nessa perspectiva, a convenção eleitoral aprovou 40 candidaturas. A chapa completa poderia ter no máximo 44 nomes. A Câmara Municipal tem 29 assentos no total.
Doze mulheres estão na disputa, atendendo à exigência de 30% para a cota de gênero.
Além de buscar a reeleição da vereadora Júlia Arruda, a chapa reúne mulheres, homens e jovens de diferentes segmentos, representando categorias de trabalhadores, profissionais liberais, estudantes, pequenos empresários e comunidades de todas as regiões da cidade.
Perfil dos candidatos à Prefeitura
Fernando Freitas é natalense e tem 57 anos. É engenheiro, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem pós-graduação
em Gestão Pública. Fernando Freitas ingressou no serviço público estadual como Auditor Fiscal em 1984, por meio de concurso público. Atuou como subsecretário de Habitação e subsecretário de Infraestrutura do Governo do Estado. Na esfera política, participou dos movimentos estudantil e sindical, tendo presidido o sindicato de sua categoria profissional Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (SINDIFERN). Ingressou no PCdoB em 2019, com o objetivo de fortalecer o Movimento 65.
Joana Lopes é advogada e tem 55 anos. Feminista dedicada às causas das mulheres em situação de hipossuficiência, Joana foi vice-presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Rio Grande do Norte (ABMCJ-RN), e, como Fernando Freitas, ingressou no PCdoB pela porta do Movimento 65, que luta por uma Natal mais democrática, sustentável, solidária, segura e garantidora de direitos.
(MD)