O PCdoB de Santana aprovou o nome da deputada federal, professora Marcivânia Flexa como candidata a prefeita da cidade, em ato da convenção eleitoral realizado na noite desta terça-feira (15), presencialmente com a participação de dirigentes partidários, apoiadores e pré-candidatos à chapa de postulantes à Câmara Municipal e transmitido por meio de live nas redes sociais do Partido.
A surpresa da noite foi a apresentação do nome do candidato a vice-prefeito, Major Nabor de Almeida Monte Verde, indicado pelo PDT para a chapa batizada de “Caravana da Esperança”.
Durante o discurso como candidato a vice, o major Nabor, que é policial militar aposentado, lembrou que jamais pensou em entrar na política pra disputar cargo eletivo, mas que seu inconformismo com a situação de abandono da cidade, o motivou a sair da sua zona de conforto, após ser convidado para disputar a vaga de vice em aliança com Marcivânia. Nabor afirmou que sua posição política em Santana está acima de questões ideológicas entre direita, esquerda ou centro.
“O meu apoio é por Santana. As questões ideológicas não importam. Eu estava na minha rede descansando após 25 anos de serviço na PM e aceitei o desafio porque devemos colocar a melhoria de Santana acima de questões políticas e ideológicas, pois sei do compromisso de Marcivânia com nossa cidade,” discursou Nabor.
Já no pronunciamento da candidata Marcivânia, ela enalteceu que a sua aliança com lideranças importantes da cidade irá garantir a governabilidade necessária para implementar as mudanças e trazer a esperança de volta aos santanenses.
A candidata afirmou que sua eleição significa a possibilidade de colocar Santana no caminho certo priorizando a Educação, Saúde, Infraestrutura da cidade e cuidando das pessoas que nela moram.
“Educação, Saúde e Infraestrutura serão tratadas como absoluta prioridade. Precisamos trazer de volta a esperança pra Santana. A mudança que precisamos é tratar bem as pessoas. É nosso compromisso cuidar bem das pessoas, indicando pessoas técnicas que moram na cidade e que respeitem o povo”, discursou Marcivânia.
Alianças
A aliança em torno da candidatura de Marcivânia reúne o PCdoB, PDT, PSD; além de lideranças políticas como a suplente de deputada professora Zilma e o Policial Militar da reserva Ronildo Nobre, que chegou a ser lançado como pré-candidato a prefeito, mas desistiu por problemas de doença com familiares.
Histórico
Marcivânia da Rocha Flexa, 47 anos, foi eleita deputada federal por dois mandatos (2015-2018 e 2019-2022). A parlamentar é casada com Odair Freitas, mãe de 5 filhas, professora e servidora pública do Governo do Amapá. Marcivânia é formada em Letras pela Unifap e possui especialização em leitura e produção de textos.
A parlamentar entrou para a política em 2008 como candidata a vereadora se tornando a primeira suplente de vereadora, em 2009 ocupou o cargo de secretária de Ação Social da Prefeitura de Santana. Em 2010 se elegeu a candidata deputada federal mais votada do município, permanecendo no mandato por apenas seis meses, devido a vaga ser ocupada pela titular Janete Capiberibe.
Em 2014, se elegeu a deputada federal mais votada novamente no município de Santana e se reelegendo em 2018 pelo PCdoB como a mais votada pela terceira vez no município.
Na Câmara Federal é Presidente da Comissão de Trabalho, Administração de Serviço Público (Setasp) e tem se destacado pela defesa de projetos ligado à Educação como a aprovação do novo Fundeb.
Emendas pra Santana e o Amapá
A deputada federal Marcivânia é considerada a campeã em destinação de recursos ao município, tendo alocado mais de R$ 57 milhões em emendas individuais nos últimos seis anos pra Santana, sempre destacando o apoio à instituições sociais como Casa da Hospitalidade, Lar Bethânia e Nossa Família que trabalham crianças, adolescentes, assistência social e Saúde.
Marcivânia também foi a idealizadora da proposta de uma emenda de bancada no valor de R$ 35 milhões, recursos para a pavimentação de ruas e bairros no município que está em fase de execução.
Seu desempenho na bancada federal foi pautado na defesa de investimentos na Educação, Saúde e Segurança Pública, tendo como principal bandeira a construção do Hospital Universitário, Hospital do Amor, além de outras obras estruturantes.
De Santana, Heverson Castro
Fotos: Iran Froes