O Partido Comunista do Brasil, PCdoB de Curitiba (PR), vai realizar neste sábado (12), às 15 horas, a sua Convenção eleitoral para definir os candidatos à Prefeitura e a Câmara Municipal para as eleições que ocorrerão em novembro.
Na ocasião, Camila Lanes deve ser oficializada candidata a prefeita da capital paranaense. O militantes poderão participar por meio do Google Meet, o link será disponibilizado no Facebook no dia do evento.
Em entrevista, ao Jornal Gazeta do Povo, a pré-candidata do PCdoB afirmou que a cidade precisa de mais mulheres na política local. “Curitiba é uma cidade majoritariamente feminina. Mais de 50% dos habitantes são mulheres. É chocante saber que a nossa cidade nunca teve uma mulher à frente da administração pública”, ressaltou Camila Lanes.
“A gente tem algumas provas de que quando as mulheres estão à frente, as coisas tendem a ser um pouco mais sensíveis. E não tenho medo de usar a palavra ‘sensível’. Acho que, sim, precisamos de sensibilidade para entender o que Curitiba precisa. E tenho certeza de que isso só será feito bem quando uma mulher estiver à frente”, disse a pré-candidata.
Camila entrou para o movimento estudantil aos 16 anos, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em 2018 tentou uma cadeira na Câmara Federal. Hoje, com 24 anos, a militante destaca a importância dos movimentos sociais para a melhoria da qualidade de vida da população. “ O movimento estudantil é uma parcela dos movimentos sociais que muitas vezes é subestimado por ser composto, em sua maioria, por jovens estudantes”.
A pré-candidata explica a importância do jovem se interessar pela política da capital paranaense e exigir um serviço público de qualidade. “Vou dar um exemplo: o passe livre estudantil. Essa pauta é mais do que histórica. É uma pauta que o movimento estudantil sempre reivindica. Quando você vai para o debate sobre Curitiba, numa ótica do transporte público, cai um pouco desse tema. A defesa da educação pública, a defesa do SUS, o fim da terceirização e privatização, a taxação das grandes fortunas. Todas são pautas que no percurso que eu tive nas entidades estudantis foram apresentadas e eu pude estudar e debater. Pude conhecer mais. O meu maior desafio hoje é fazer com que todos entendam que sim, a juventude curitibana tem condições de debater política, de ocupar a política”, esclareceu para a Gazeta do Povo.
Conheça a sua biografia completa
Serviço:
Convenção eleitoral
Data: 12 de setembro (sábado)
Horário: 15h
Por Michelle Teixeira