A pré-candidata do PCdoB à prefeitura de Salvador (BA), deputada estadual Olívia Santana, participou, na última sexta-feira (29), do lançamento de mais um comitê virtual que faz parte projeto “Olívia nos bairros”, cujo intuito é saber quais são as demandas e necessidades dos setores através da participação popular e, a partir disso, construir um programa de governo para a prefeitura no próximo ano.

Olívia abriu o encontro, virtual, dizendo “conheço a realidade do bairro da Boca do Rio, um pedaço da minha infância foi nesse bairro, sofríamos muito com falta de água e iluminação. Esse encontro de hoje é carregado de significados, memórias vivas, de alguém que conhece a realidade do bairro e quer trabalhar por ele”, afirma emocionada. Já foram lançados os comitês dos bairros de Cajazeiras, Liberdade, região da Península de Itapagipe e Subúrbio Ferroviário.

Durante o lançamento, Olívia lembrou de uma conversa com o historiador Ubiratan Castro quando, em uma palestra, falavam sobre a falta de planejamento urbano da cidade: “Gestores da direita sempre governaram Salvador e nunca fizeram um planejamento para os segmentos mais pobres”, falou a Olívia, na época, onde Bira pontualmente retrucou dizendo que “Salvador é uma cidade planejada e que a elite havia planejado assim” e afirmou que deixar os pobres segregados era uma forma de planejamento. “Deixar no abandono é uma decisão política.”, falou ele. “Isso é uma incoerência (…) precisamos mudar logo essa história”, finalizou a pré-candidata.

Estiveram presentes no encontro virtual, parlamentares, pré-candidatos e pré-candidatas à vereador/a da capital, mobilizadores culturais, moradores do bairro da Boca do Rio e adjacências.

*

Com informações: Ascom da deputada Olivia Santana
(BL)