O deputado estadual João Paulo (PCdoB), pré-candidato a prefeito de Olinda-PE, participou virtualmente neste domingo (23), do Seminário de Educação da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).
Na saudação ao encontro, João Paulo parabenizou as entidades pela realização do seminário. “É uma alegria muito grande ver jovens como vocês, na flor da vida, estar se encontrando com outros jovens para discutir os problemas, a realidade política, a realidade da educação e da universidade, isso tem sido uma coisa que honra as tradições do nosso povo de Pernambuco”.
Animação
João Paulo explicou que essa luta foi um dos motivos que animou a colocar seu nome na disputa eleitoral. A juventude anima muitos daqueles que essencialmente estavam desanimados. “Por isso, depois de 49 anos de luta coloquei meu nome como pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Olinda. Segundo ele, “o clima está maravilhoso”. “Quero com toda a juventude, com o corpo docente e discente da universidade, lutarmos para construirmos uma sociedade mais justa, uma sociedade socialista, sem explorados, sem exploradores.
O deputado destacou também a luta do movimento estudantil pela gratuidade na Universidade de Pernambuco (UPE), conseguida por lei através da Assembleia Legislativa para todos os cursos de graduação e pós-graduação, e o envolvimento político da juventude contra o fascismo e o desmonte da Educação no governo Bolsonaro. “Enquanto vivemos a retirada de direitos em todas as áreas, vale celebrar a conquista, que teve forte participação de entidades como a UEP e UNE e da vice-governadora, presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos que iniciou sua formação política nas lutas estudantis”, afirmou João Paulo.
“Também nos dá esperança constatar que os estudantes brasileiros e pernambucanos também estão empenhados nas lutas gerais do povo e contra a retirada de direitos dos brasileiros, intensificada a partir do golpe de 2016, que derrubou a presidente Dilma Rousseff, eleita democraticamente”.
No encontro, os estudantes reafirmaram a disposição de participar das lutas sociais e pela democracia e contra a retirada de direitos do povo iniciada por Temer, com a Reforma Trabalhista, e continuada com mais força na gestão de Bolsonaro.
Na terça-feira (25), haverá uma ocupação das redes sociais quando o Senado votará a emenda à Constituição (PEC) que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente. O Fundeb é a principal fonte de recursos da educação fundamental brasileira. Criado em 2006, no governo Lula, o instrumento expiraria neste ano. O novo FUNDEP, a ser votado, representa, para a imensa maioria dos municípios, mais de 50% do orçamento disponível no setor da Educação.
Iniciado no sábado (22), o seminário de educação da UEP, que marca os 86 anos da entidade, reuniu estudantes de todo o país, educadores, além da vice-governadora Luciana Santos, participaram ainda o senador Humberto Costa (PT-PE), o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), entre outros.
Clique no link para assistir o vídeo.
Com informações das redes sociais