O pré-candidato do PCdoB à prefeitura de São Luis-MA, Rubens Pereira Jr disse em entrevista ao jornal O Estado do Maranhão que a fase de construção de alianças está progredido bem. Ele recebeu recentemente o apoio de alas do Partido dos Trabalhadores (PT) e acredita o partido está sinalizando na direção de fechará questão no apoio ao seu nome.
Ressaltando que respeita o tempo próprio de cada partido, com suas características internas, de várias tendências e opiniões, Rubens Jr disse que essa sinalização mostra a força das sua candidatura. “Respeitamos e não acreditamos em unanimidade, mas tenho certeza que a união do PT com o PCdoB faz sentido para o cidadão e mostra a força da nossa pré-candidatura. Então estou trabalhando para ter o PT na nossa coligação desde o primeiro turno”, afirmou,
Ele disse também que o apoio do PT e do presidente Lula são muito importantes. “Se nós olharmos para a última eleição, vamos ver que as votações de Flávio Dino (governador) e de Fernando Haddad na capital foram muito expressivas”, enfatizou. Sua pré-candidatura, portanto, “expressa uma maneira de olhar o país, o estado e a cidade, que é uma maneira comprometida com a igualdade, de cuidar de quem mais precisa”.
Outro ponto importante da entrevista foi o plano de governo. “O nosso plano de governo está sendo construído de forma democrática. Temos o Movimento Diálogos por São Luis, já ultrapassamos as 400 propostas, somente nas edições iniciais do movimento. Todos os dias estamos nos bairros, discutindo com a população, olho no olho, me apresentando para quem não me conhece e mostrando nossa plataforma de governo”, destacou.
Pedra no sapato
Segundo o blog Hora Extra, de Walkir Marinho, Henrique Sousa, mais conhecido como Luís Henrique Lula da Silva – que integra o campo nacional Muda PT –, foi o quinto filiado do partido a declarar apoio a Rubens Júnior. “Também anunciaram apoio, anteriormente, o delegado da Polícia Civil e presidente da Agência de Mobilidade Urbana – MOB – Lawrence Melo Pereira, Luís Carlos Reis, o Carlito Reis, também do campo nacional Articulação de Esquerda, Darlucia Sá e Ninha Reis, ambas membros do Diretório Municipal da sigla”, afirma.
Ele diz ainda que a plenária que irá decidir os rumos que o PT – o maior partido no Maranhão, com quase 50 mil filiados, dos quais oito mil estão na capital maranhense – acontecerá nos próximos dias. “Eu não tenho dúvida que Rubens reúne as melhores condições humanas e técnicas para gerenciar São Luís. O povo da nossa cidade será o grande beneficiado com a união entre os nossos partidos, que muito em breve será selada, acredito”, afirmou Henrique, citado pelo blog.
Rubens Jr utilizou suas redes sociais para fazer o anúncio de apoio de Henrique. “É como muita satisfação e ciente da grande responsabilidade que anúncio o apoio de mais um dos filiados do PT no Maranhão – Henrique do PT”, disse Rubens.
Já o site Observatório dos cocais afirma que o pré-candidato do PCdoB é até o momento, com apoio de quatro partidos, sem contar o PT. Isso lhe cacifa com grande tempo de Rádio e TV e reúne à sua volta grandes nomes da política estadual e nacional. “Por tudo isso, o pré-candidato do PCdoB é visto como uma pedra no sapato de quem imaginava que teria pela frente uma eleição fácil”, diz o site.