Os servidores públicos federais preparam um ato na Câmara dos Deputados em defesa do reajuste para todo o funcionalismo no próximo dia 31 de maio. A atividade é organizada pelo Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) em conjunto com o Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e a Liderança da Minoria na Câmara.

O ato público será realizado no auditório Nereu Ramos, a partir das 14h, e deve contar com a presença de servidores de todo o país, deputados e senadores.

Rudinei Marques, presidente do Fonacate lembrou a importância da mobilização das categorias com a aproximação do fim do prazo para o Executivo encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei do reajuste para o funcionalismo. Qualquer matéria com essa finalidade tem que ser enviada ao Legislativo até o dia 31 de maio e precisa ter o aval dos congressistas até julho.

“Estamos nos aproximando da data limite para o governo apresentar a proposta de projeto de lei garantindo a recomposição salarial dos servidores públicos federais. Para que o PL produza efeitos a partir de julho. Então, esse ato será essencial para mostrar ao governo e parlamentares que os servidores estão unidos”, ressalta.

O ato reforça a mobilização dos servidores já em intensa pressão sobre o governo por reposição salarial. Além de paralisações, operação-padrão e protestos, quatro categorias já estão com os braços cruzados. Os servidores do Banco Central, do INSS e do Tesouro Nacional. Na próxima semana, se somam à greve nacional os servidores da Controladoria-Geral da União, que aprovaram greve em defesa de 27% de reajuste.