O Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo (Simesp) divulgou, na última sexta-feira (17), por meio de “Carta aberta aos médicos da Prevent Senior”, que recebeu denúncias informando que a operadora de plano de saúde está coagindo médicos a assinarem documento no qual atestam que receitaram o “Kit Covid” — medicamentos sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus —, a pacientes por espontânea vontade.

A empresa Prevent Senior, seguradora de planos de saúde para idosos, está enredada numa teia complexa de denúncias de crimes.

Eis que surgiu denúncias relativas a assédio moral sobre profissionais médicos ao uso, sem consentimento dos pacientes e familiares, de fármacos ineficazes para combater a Covid-19.

“Isso configura uma ‘declaração individual’ dos médicos como se não houvesse qualquer determinação da Prevent Senior, em uma tentativa de eximir a instituição de sua responsabilidade — uma flagrante ação de fraude”, denunciou o sindicato em carta aberta publicada no portal da entidade na última sexta-feira (17).

O Simesp, por meio da carta, além da denúncia, orienta os profissionais médicos da operadora a se acautelarem diante da ação da empresa: “Orientamos que estes médicos não assinem nenhum documento sem antes procurar uma Assessoria Jurídica e colocamos o nosso departamento jurídico à disposição. Se assinada, tal ‘declaração individual’ poderá ser usada contra o profissional em um eventual processo ético e criminal.”

“Como é de conhecimento público, está ocorrendo uma CPI para investigar a forma com que o governo federal vem gerindo a pandemia do coronavírus no país”, explicou o Simesp na carta.

“Durante as investigações, o Sindicato dos Médicos de São Paulo recebeu denúncias de que os médicos que trabalham para a Prevent Senior estavam sendo obrigados a receitarem o ‘kit Covid’, sem qualquer autonomia e poder de decisão que o médico possui, o que contraria o Código de Ética Médica”, escreveu a entidade na carta.

“[Em 16 de setembro] houve um novo capítulo da Prevent Senior com a CPI [do Senado] ao ser divulgado um dossiê o qual informa que a empresa administrou o [chamado] ‘kit Covid’ sem autorização e ciência dos pacientes”, descreveu o Simesp “Carta aberta aos médicos da Prevent Senior”.

“De acordo com o documento, nove pacientes morreram e cerca 700 foram cobaias nos testes realizados pela Prevent Senior, em evidente conluio com o Governo Federal”, está na carta.