Em entrevista ao programa Quarta Chamada, do canal My News, nesta quarta-feira (14), a jornalista e ex-deputada do PCdoB, Manuela d’Ávila, falou, entre outros assuntos, sobre a necessidade histórica da formação de uma frente ampla para derrotar Jair Bolsonaro em 2022.

Manuela declarou que “o Brasil precisa de uma grande aliança para impedir que Bolsonaro fique na presidência por mais quatro anos, em nome das nossas instituições, da nossa democracia, de tudo o que nós construímos desde 1988. Precisamos de uma aliança ampla, democrática, que alguns de nós chamamos de frente ampla”.

No Brasil, explicou, “a política é tão vista só como eleição que quando a gente fala disso, o pessoal acha que isso vai se traduzir numa única candidatura presidencial. E acho que não. Defendo que tenhamos a maior unidade possível da esquerda”.

Mencionando pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (14), mostrando que Lula ampliou sua vantagem sobre Bolsonaro e venceria as eleições por 52% a 34%, Manuela ressaltou: “penso que a possibilidade de Lula concorrer de forma competitiva, como as pesquisas evidenciam e com a disposição que entendi que ele tem, conforme mostrou nas últimas entrevistas, de conversar com todos os atores políticos desse campo de esquerda até a centro-esquerda, ajuda muito”.

Lamentavelmente, disse Manuela, o Brasil teve o azar de ter Bolsonaro e pandemia juntos. “Então, o que teremos é basicamente a reconstrução de um país e a gente precisa de uma esquerda unida, nacional e nos estados”.

Por Priscila Lobregatte