A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, falou, em suas redes sociais, logo após saírem os resultados do segundo turno das eleições neste domingo (29), sobre a necessidade de construir uma ampla unidade para enfrentar a direita e o bolsonarismo. Ela acompanhou a apuração em Porto Alegre, onde Manuela d’Ávila (PCdoB), uma das principais lideranças da esquerda do país, perdeu a disputa pela prefeitura da capital gaúcha para o candidato de direita, Sebastião Melo (MDB).

“O resultado das eleições mostrou que o caminho que precisamos construir é o da unidade e da amplitude. Também provou que devemos, sim, esperançar. As cidades rejeitaram o bolsonarismo e deram o recado: o Brasil é maior que Bolsonaro”, avaliou.

Luciana destacou ainda que o pleito projetou grandes lideranças da esquerda. “Manuela d’Ávila e Guilherme Boulos saem gigantes dessa disputa. Parabéns pelas campanhas combativas, pelo bom debate, que nos ajuda a compreender os desafios que temos pela frente”. A dirigente também comemorou a vitória de Edmilson Rodrigues (Psol) em Belém e de João Campos (PSB) no Recife, “vitória da nossa Frente Popular”, colocou.

A dirigente disse ainda: “Seguiremos juntos construindo cidades mais humanas, democráticas e justas”. E completou: Vamos tratar de construir pontes, viabilizar a frente ampla necessária para virarmos a página do projeto bolsonarista do ódio, da intolerância, do desrespeito à vida e à soberania, de ataque aos direitos, que combate a ciência e a cultura. Vamos resgatar o Brasil”.

Por Priscila Lobregatte