Nesta quinta-feira (19), a comissão política do PCdoB de Manaus, divulgou através de uma nota oficial, publicada em suas redes sociais, que “nenhum dos candidatos presentes no segundo turno representa os ideais defendidos pelo PCdoB” e que, por este motivo, “não receberão o apoio do partido”.
Segundo o documento, o PCdoB compreende ainda que “o voto nulo representa a antipolítica, algo também incompatível com a nossa ideologia.” Por este motivo, o PCdoB-Manaus resolveu manter-se neutro, “liberando seus militantes e filiados para votarem de acordo com suas preferências.”
Leia a nota na íntegra:
Eleições Municipais 2020
O Partido Comunista do Brasil agradece aos Manauaras que compreenderam nossas propostas e nos confiaram uma votação que garantiu a renovação do mandato do vereador Jaildo Oliveira.
Essa foi uma eleição atípica, marcada pela tragédia de uma pandemia que já atingiu mais de 170 mil amazonenses e ceifou a vida de 4.728 manauaras. Em nosso país,160 mil brasileiros e brasileiras já morreram.
Reiteramos que o PCdoB envidou esforços para construir uma frente ampla capaz de enfrentar o projeto ultra liberal que vem destruindo os sonhos da classe trabalhadora.
Como não houve consenso em torno dessa matéria, decidimos, apesar de todas as dificuldades, lançar como candidato a prefeito de Manaus, o jovem e brilhante advogado, Marcelo Amil, que apresentou nossas propostas para construção de uma Manaus mais humana.
Respeitamos o resultado expresso nas urnas, ao mesmo tempo em que lamentamos as opções ora apresentadas. Nenhum dos candidatos presentes no segundo turno representa os ideais defendidos pelo PCdoB. Portanto, não receberão o apoio do partido.
Todavia, o PCdoB compreende que o voto nulo representa a antipolítica, algo também incompatível com a nossa ideologia. Dessa forma, o PCdoB-Manaus se manterá neutro, liberando seus militantes e filiados para votarem de acordo com suas preferências.
Comissão Política do PCdoB
Manaus, 19 de novembro de 2020
__
(BL)