Em nota divulgada nesta quarta-feira (18), a direção municipal do PCdoB do Recife, frente a batalha do segundo turno, reitera o apoio declarado anteriormente ao candidato João Campos (PSB) à Prefeitura do Recife (PE).
A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos ressaltou as qualidades do candidato e explicou o definição do apoio do PCdoB ao candidato do PSB ainda no primeiro turno. Na ocasião, Luciana disse não ter dúvidas do talento e da capacidade política e a empatia do João Campos. “É alguém que assume esses compromissos não só na retórica, mas na prática. Viva a Frente Popular do Recife!”, destacou a dirigente.
Segundo o documento divulgado, o “PCdoB defende o fortalecimento de uma política de frente ampla democrática, com a unidade das forças da esquerda e do centro político da sociedade que se dispõem ao diálogo pelo bem comum e melhoria da vida das pessoas. A Frente Popular liderada por João Campos representa estes valores.”
Leia a nota na íntegra:
Vamos completar a vitória!
O resultado mais importante do primeiro turno das eleições municipais foi a derrota do bolsonarismo, marcado pelo fracasso nas urnas dos principais candidatos apoiados por Bolsonaro. Ao seu modo, por múltiplas e variadas escolhas, o povo votou majoritariamente por quem defende a vida, a ciência e a democracia. Esta derrota da extrema-direita, porém, não encerra o conturbado momento marcado por uma grave crise econômica e a maior crise sanitária da história, além de crises políticas fabricadas sucessivamente por um presidente que não governa a Nação.
O Recife falou bem alto para o Brasil: Viva a vida, a ciência, a democracia, os direitos do povo! Por isso o PCdoB comemora a eleição de sua bancada de dois vereadores e a passagem de João Campos e Isabella de Roldão para o segundo turno. Saúda também o fato de que cerca de 60% dos recifenses votaram nas forças progressistas.
Para a vitória se completar, o PCdoB defende o fortalecimento de uma política de frente ampla democrática, com a unidade das forças da esquerda e do centro político da sociedade que se dispõem ao diálogo pelo bem comum e melhoria da vida das pessoas. A Frente Popular liderada por João Campos representa estes valores.
Agora no segundo turno das eleições, forças de direita representantes do bolsonarismo em Pernambuco decidem pelo apoio à candidata adversária da Frente Popular. Estes apoios visam desestruturar o projeto da Frente,abrir caminho para derrotar a esquerda em 2022 e tentar desmontar a estratégia progressista vitoriosa nos últimos anos.Este é o divisor de águas entre as duas candidaturas que disputam o segundo turno de nossa capital.
João Campos tem se posicionado de maneira clara e firme contra Bolsonaro, não flerta com propostas e políticas bolsonaristas, é quem reúne as melhores condições políticas de promover a aglutinação de amplasforças sociais para governar, requisitos fundamentais auma boa gestão no atual cenário. A Frente Popular de Pernambuco e do Recife tem sido a espinha dorsal da união do povo pelo progresso de nossa cidade, que impede o retorno das forças de direita ao governo da capital.
O PCdoB influenciou positivamente nessa trajetória. Agora, munido pela garra de sua militância, de seus vereadores eleitos Almir Fernando e Cida Pedrosa e da destemida chapa que recebeu 32.008 votos, convoca as lideranças populares, a juventude, as personalidades, os trabalhadores e trabalhadoras desta cidade a realizarem uma ampla mobilização para completar a vitória popular.
João Campos é a nova liderança dessa frente vitoriosa, é a renovação da política que tem dado certo para o nosso povo.
A unidade é a bandeira da Esperança! João Campos Prefeito!
A Comissão Política do Comitê Municipal do PCdoB.
Recife, 18 de novembro de 2020.__
(BL)