Seis indígenas de diferentes etnias foram eleitos para câmaras municipais da Bahia, no primeiro turno das eleições, no último domingo (15/11). Desses seis, três são do PCdoB: Cláudio Magalhães Tupinambá (Ilhéus), Zeca Cacique Pataxó (Prado) e Selma Tuxá (Rodelas).
Dois outros indígenas do PCdoB registraram boas votações, mas não conseguiram os votos suficientes para a eleição: o Cacique Aruã, que tentava retornar à Câmara do município de Santa Cruz Cabrália, e o Cacique Renivaldo, de Porto Seguro, ambos da Costa do Descobrimento da Bahia.
O incentivo à participação dos indígenas na política é uma bandeira do PCdoB, que, neste ano, atuou para fomentar e dar assistência às candidaturas. A Secretaria de Combate ao Racismo do PCdoB-BA, que tem como titular Alex Reis, construiu uma rede para acompanhar e oferecer apoio às candidaturas negras e indígenas.
Ao todo, foram lançadas 32 candidaturas de indígenas pelo PCdoB na Bahia, que disputaram vagas em câmaras de vereadores e vereadoras em sete municípios do estado.
Fonte: PCdoB da Bahia
(MD)