O candidato do PCdoB a prefeito de Campina Grande, Inácio Falcão, publicou um vídeo em suas redes sociais, onde fala um pouco sobre o programa cultural de seu governo. Ele cita, principalmente, a festa de São João, popularmente conhecida como o “Maior São João do Mundo”. É um dos maiores eventos de manifestação da cultura popular nordestina e acontece desde 1983. O festival desde ano, que ocorre tradicionalmente no mês de junho no Parque do Povo, no centro da cidade, foi cancelada devido a pandemia do coronavírus.

Segundo a publicação, Campina Grande é o celeiro das melhores quadrilhas juninas do Brasil e, por isso, é também a história, a tradição e a cultura da cidade. Inácio pretende descentralizar a festa, permitindo que a toda a população participe do evento. “O São João é a festa do povo. Não pode ser apenas a parte comercial. Na nossa gestão, a festa acontecerá na cidade toda, pra todo mundo. E teremos uma política de manutenção permanente para as quadrilhas juninas e grupos folclóricos”, enfatiza.

Inácio também pontua que a festa de São João é um empreendimento muito importante para a economia de Campina Grande, fortemente ligada ao turismo. A cidade é vista pelo Ministério do Turismo como lugar de fortes atrativos. Mas que não faz parte das cidades indutoras do turismo e, por isso, não recebe recursos federais nesse setor.

Sua vice na coligação, Dra. Tatiana, diz que para resolver problemas como esse, será implantado “o Plano e a Agência Municipal de Turismo, habilitando a cidade a receber recursos para investir nessa área.”

“Campina Grande vai investir no turismo como atividade econômica. Tendo o São João como carro chefe, nós vamos ensinar gringos e paulistas a dançar forró”, concluiu Inácio.

Assista na íntegra:

Para saber mais sobre o programa de governo cultural de Campina Grande, conheça o Plano de Governo da coligação Para Cuidar de Todos

__

Do Portal PCdoB, Barbara Luzan com informações