O primeiro turno das eleições 2020 será realizado em 15 de novembro e muitos brasileiros ainda têm dúvida sobre em quais candidatos vão votar. Para auxiliar os eleitores na sua escolha, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza o perfil dos concorrentes dos cargos em disputa no DivulgaCandContas, disponível no Portal TSE.

Na página é possível checar informações diversas sobre os candidatos, como biografia, número que utiliza na campanha e na urna, partido e situação da candidatura. Além disso, é possível conhecer a composição da coligação que o apoia, o site do candidato, o limite de gastos de campanha e a proposta de governo, além da descrição dos bens e respectivos valores.

No DivulgaCandContas também é possível consultar os valores arrecadados pelo candidato para a campanha eleitoral e o quanto foi gasto até o momento. Para isso, é preciso verificar as receitas e as despesas na mesma página de cada político. Todos estão obrigados a declarar o que entrou e o que saiu da sua conta de campanha a cada 72 horas, contadas do recebimento do dinheiro. A regra está prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Cola eleitoral

Após consultar os candidatos e decidir em quem votar, os eleitores podem utilizar a chamada “cola eleitoral”, disponível no Portal do TSE, para anotar o número dos escolhidos. A medida é importante para a lembrança dos números no dia da votação, além de reduzir o tempo de permanência na seção eleitoral, detalhe importante durante a atual pandemia de Covid-19.

Fonte: TSE

(MD)