O candidato do PCdoB a prefeito de Olinda (PE), deputado João Paulo, tem 28% das intenções de voto no munícipio e ocupa o segundo lugar na disputa eleitoral, de acordo com a pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (30). O Professor Lupércio (Solidariedade), candidato a reeleição, aparece com 42% das intenções de voto.

Na sequência, Armando Sérgio (Avante), Total do V-8 e V-9 (PMN) e Jorge Federal (PSL) registram 3%, cada. Celso Muniz (MDB) e Guto Santa Cruz (PDT) guardam 2%. Já André Azevedo (DC), Marcos Freire Jr (REDE) e Marina Dias (PCO) têm 1%. Os olindenses que afirmaram votar branco, nulo ou nenhum são 7%, o mesmo percentual dos que não sabem ou não responderam.

A margem de erro máximo estimada do estudo é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com a utilização de um intervalo de confiança de 95,45%.

Segundo turno

O Ipespe também simulou uma decisão em segundo turno entre o Professor Lupércio e o deputado João Paulo. Neste cenário, o atual prefeito seria reeleito com 52% dos votos. O candidato do PCdoB teria 36%. Os que votariam nulo, branco ou nenhum são 10%. Os que não sabem ou não opinaram são 3%.

O levantamento, registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PE-05825/2020 foi realizado nos dias 27 e 28 de outubro de 2020 com uma amostra municipal de 500 entrevistados.

__

Fonte: Folha de Pernambuco

(BL)