­ “O povo soviético salvou o mundo do fascismo, é impossível imaginar o que aconteceria com o mundo se não fosse o Exército Vermelho”, afirmou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em seu discurso de abertura do desfile militar de 24 de junho que comemorou o 75.º Aniversário da Vitória da União Soviética na Grande Guerra Pátria (1941-1945).

A homenagem foi adiada do dia 9 de Maio, data em que foi anunciada a vitória sobre as forças nazistas, por causa da pandemia de Covid-19. O dia 24 de junho também é uma data histórica, pois exatamente nesse dia, em 1945, o comandante supremo das Forças Armadas Soviéticas e chefe de Estado da URSS, Josef Stalin, realizou a primeira Parada da Vitória para comemorar a capitulação dos nazistas.

Na Praça Vermelha, Moscou, Putin anunciou um minuto de silêncio. “Sempre vamos lembrar que o nazismo foi derrotado pelo povo soviético”, disse.

O presidente russo sublinhou a importância de “proteger e defender a verdade” sobre a Grande Guerra Pátria, que é como na Rússia é chamada a Segunda Guerra Mundial.

Destacou que, após ter defendido sua própria terra, os soldados soviéticos “continuaram lutando”. “Libertaram os Estados europeus dos invasores, puseram fim à terrível tragédia do Holocausto, salvaram o povo da Alemanha do nazismo, de sua ideologia mortal”, enfatizou.

Ao mesmo tempo, o chefe de Estado disse que o país “nunca esquecerá” a contribuição dos aliados e a importância da segunda frente, aberta em 1944.

Putin indicou que a Rússia está aberta ao diálogo e à cooperação com outros países para criar um sistema de segurança comum no mundo. “Só juntos com outros países podemos proteger o mundo de novas ameaças perigosas”, frisou.

“O povo da URSS pagou um preço terrível pela liberdade da Europa e o nosso dever é nos lembrarmos disso, que foi o povo soviético que suportou o fardo mais pesado do combate ao nazismo”, constatou.

“Viva a geração que venceu o nazismo! Vivam os heróis da guerra!”, enfatizou.

A fala do presidente terminou com o hino da Rússia.

Na Praça Vermelha desfilaram 15 mil militares e 234 unidades de equipamento bélico. Na parte aérea do desfile, 80 aviões e helicópteros sobrevoaram Moscou.

Os ensaios do desfile começaram em 8 de junho passado. Segundo o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, todos os participantes da Parada foram testados para o coronavírus e os espectadores cumpriram a regra do distanciamento.