Em entrevista à TV Tucuju – Rede TV, nesta segunda-feira (26), a candidata a prefeita de Santana (PB), deputada federal Professora Marcivânia, falou um pouco sobre suas propostas e problemas pontuais nas as áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
SAÚDE
A candidata pontuou que existe uma infraestrutura inadequada na saúde pública do município, onde é preciso não só construir, mas reformar e equipar as Unidades Básicas de Saúde, além de garantir a integralidade no atendimento às pessoas. “Resolver o problema de marcação de consultas, realização de exames e a garantia dos medicamentos. Além de reestruturar toda a rede do município, reformando e construindo novas UBS e garantir a qualidade do servido prestado”.
Sobre a pandemia do novo coronavírus, Marcivânia disse que “os municípios tinham condições de prestar todo o atendimento à população e não foi feito, nesse contexto da pandemia, por falta de gestão, pois recurso houve. A bancada federal foi muito parceira, ela garantiu todos os recursos para que os municípios prestassem o atendimento à população a fim de evitar que mortes acontecessem, mas faltou gestão.”
EDUCAÇÃO
Sobre a dificuldade dos alunos da rede pública, que não tem como assistir às aulas remotamente, Marcivânia fala que esse problema, piorado com a pandemia, precisa de uma ação articulada do Ministério da Educação, Secretária de Estado e Secretaria Municipal de Educação, e que não é um trabalho isolado. “Precisamos pensar esse contexto da educação dentro da pandemia para apresentar resultados, e não tem como fazer isso sem fazer o aporte do governo federal, porque são problemas estruturais”, afirma.
Ela disse que é preciso ter internet, pois a existente é deficitária e os alunos também não tem tablets, “porque quem estuda na escola municipal não tem mesmo esse acesso. É um problema estrutural grave, o Ministério da Educação não tomou essa inciativa e o município sozinho não consegue.”
Como parte do plano de governo, ela falou que pretende construir pelo menos três escolas, nos bairros de Elesbão, Ilha de Santana e Área Portuária, e estruturar a rede física em todas as escolas municipais. “Esse é um compromisso afirmado, a educação com qualidade, e também acabar com a história de anexos. Ainda é preciso melhorar a qualidade da merenda escolar, distribuir uniformes e implantar o passe-livre.”
MOBILIDADE URBANA
A deputada falou que luta desde o primeiro mandato por uma “emenda de bancada que possa melhorar toda a infraestrutura das ruas no município e para quem mora em áreas de ressaca com passarelas de concreto.” Ela também garante que irá conversar com as empresas para garantir a mobilidade da população, com linhas que circulem dentro do município, o transporte coletivo não pode ser esquecido.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A candidata diz que é preciso desenvolver um plano econômico e social e resolva os problemas a curto, médio e longo prazo, envolvendo todos os setores econômicos. “Nos temos potenciais como serviço, comercio, turismo, nós temos um polo industrial que não tem indústria, temos que incluir o porto no sistema nacional de portos para que ele tenha recursos federais e que atenda a necessidade do município e do estado. E temos que ter um olhar para a agricultura, psicultura, avicultura.”
A professora Marcivânia falou também sobre seus programas para infraestrutura e assistência social em Santana.
Assista na íntegra à entrevista:
https://www.facebook.com/tvtucuju24/videos/666639613993084
__
Do Portal PCdoB, Barbara Luzan, com informações