O candidato do PCdoB à prefeitura de Olinda (PE), deputado João Paulo, afirmou, na reunião remota da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), desta quinta-feira (22), que os partidos de esquerda têm sofrido perseguição na campanha para as eleições municipais de 2020.

Na avaliação do parlamentar, o fato está relacionado à conjuntura política nacional, em que o poder está nas mãos da extrema-direita, que tem como eixo uma “corrente fascista” liderada por Jair Bolsonaro. “Toda a esquerda está em perigo. A ameaça não vem somente do Estado e de seus serviços de inteligência e repressão, mas também de forças que atuam individualmente ou em grupos, e que ninguém consegue controlar”, alertou.

O comunista destacou que, desde as eleições de 2018, Bolsonaro tem proliferado a ideia de que as legendas partidárias são dispensáveis e, inclusive, está sem partido há quase um ano. “Ele ostenta um histórico de embates com algumas legendas, e o que se observa é uma intenção clara de derrubar os que se alinham mais à esquerda”, frisou. João Paulo ainda ressaltou que um dos filhos do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), apresentou um projeto de lei propondo criminalizar a apologia ao comunismo. “Ele quer equiparar o comunismo ao nazismo. Não sabe que há uma diferença gritante entre as duas ideologias”, analisou.

Segundo o parlamentar, os partidos políticos são os pilares da democracia e, por meio deles, a sociedade consegue a pluralidade necessária para que o governo não caia no totalitarismo. Além disso, salientou que o pensamento de esquerda é responsável por conquistas históricas para a população mundial. “Graças ao socialismo, o operário deixou de trabalhar 12 horas, passou a ter direito a férias, e as crianças puderam frequentar as escolas”, frisou.

Para o deputado, por trás do ódio ao comunismo está o ódio aos indígenas, às mulheres, aos negros, à população LGBT, entre outros segmentos excluídos. João Paulo também disse que, como candidato a prefeito de Olinda, tem sido vítima de ataques agressivos durante a campanha. “Em vez de trabalhar para que haja um embate em torno das questões do município, os adversários espalham notícias falsas, falando sobre o mal que pode vir dos comunistas”, criticou.

“Essa cruzada contra as esquerdas acabará atingido todos os sistemas partidários. A mudança de atitude só virá com mais participação popular, mais educação e mais democracia. Não vamos desistir de lutar”, enfatizou. Em aparte, o deputado José Queiroz (PDT) parabenizou João Paulo pelo discurso. “Precisamos defender a democracia sempre”, pontuou.

__

Fonte: Alepe

(BL)