O candidato do PCdoB à Prefeitura de Vitória (ES), Namy Chequer, concedeu entrevista ao programa Giro TVE, transmitido também pela Rádio ES, e apresentou suas propostas para a capital. O candidato falou do acesso à educação e à saúde no contexto da Covid-19 e destacou que o acesso à internet no momento atual é fundamental para garantir acesso a outros direitos. “Banda larga e internet virou uma obrigação, por causa do problema da saúde e da educação.”

Namy Chequer avalia que Vitória tem uma boa rede de educação e que sempre teve bons prefeitos ao longo da história. “Eu desconheço uma cidade que tenha tantos mestres e doutores no corpo decente da cidade, na rede de educação infantil”., disse. Como melhoria, o candidato planeja construir uma sede para o colégio São Vicente, que hoje vive de aluguel no Colégio do Carmo.

Na área da saúde, o candidato defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e disse que a rede de unidades básicas de Vitória “é boa mas pode ser melhorada”. Namy Chequer propõe que a rede tenha atendimento 24h, de segunda a segunda, com ampliação do programa Saúde da Família. “Só não morreu mais gente no Brasil durante a pandemia por causa do SUS. Quem salvou vidas não foi a cloroquina, foi o SUS.”

Sobre segurança pública, Namy Chequer disse que defende a guarda municipal armada e disse que, em Vitória, maior parte dos agentes têm curso superior, e que cabe a prefeitura o papel educativo de torná-la mais cidadã. “Existe no Brasil há muito tempo uma ideia de defesa do patrimônio, de que a polícia é para defender o patrimônio. A polícia é para preservar pessoas.”, defende. “A guarda [municipal] tem que ser cidadã. Tem que entender a cidade, por isso os direitos humanos devem trabalhar no contexto da cidade de Vitória.”

O candidato lamentou que tantos candidatos nas eleições de 2020 sejam policiais. “Virou uma moda. O pessoal da polícia, delegados, coronéis, marechais, não querem ficar mais na polícia, querem vir para a política.” O candidato avalia que como resposta a demanda da população por segurança pública.

Perguntado sobre a vocação econômica de Vitória, Namy Chequer lembrou que com exceção da pesca, a capital não tem atividade primária nem zona rural. “A nossa vocação é o comércio e logística.”, afirmou. Ele pontou que não cabem novas fábricas na capital, além dos parques industriais já existentes, devido ao espaço geográfico reduzido do município, cercado por grande região metropolitana. “O que cabe é uma indústria altamente tecnológica.”, avalia.

Assista a entrevista completa:

Compartilho com vocês entrevista completa que concedi para o programa Giro TVE – Eleições 2020. Falei sobre meu plano de governo e ideias que tenho para a cidade de Vitória.Sou morador do Centro e vereador por 5 mandatos. Jornalista há mais de 40 anos, pós-graduado em História do Brasil e mestre em História Social das Relações Políticas. Toda essa bagagem de vida e cultural me proporcionou experiências únicas, para que agora eu possa contar com seu apoio à Prefeitura de Vitória.Agradeço aos amigos da Rádio ES e da TVE pelo espaço, casa que me acolheu e me deu a oportunidade de exercer meu trabalho com muito orgulho.

Posted by Namy Chequer on Wednesday, October 21, 2020

 

Conheça o plano de governo do candidato: Propostas de Namy Chequer

Por Maiana Diniz