O presidente do PCdoB do Piauí, José Carvalho Rufino, divulgou neste domingo (18) uma declaração sobre a corrida eleitoral no estado, em que avalia o desempenho do partido nas 31 cidades em que disputa as eleições. Em três municípios, o partido está com candidatos na cabeça de chapa: Pedro II, Tanque e Cristino Castro. Nos demais, o partido integra alianças, como em Teresina, Parnaíba, Picos, Altos e Campo Maior.
“Estamos com perspectiva de vitória, mas principalmente é importante destacar a retomada da esquerda não só em municípios do Piauí, mas do Brasil. Temos vários candidatos bem posicionados nas pesquisas eleitorais em capitais, como Porto Alegre, Recife, Belém. O resultado será fundamental para derrotar Bolsonaro em 2022”, afirmou José Carvalho.
José Carvalho atribuiu o crescimento da esquerda novamente ao caos do governo Bolsonaro, com a retirada de direitos dos trabalhadores e aumento da pobreza, fome e desemprego.
Leia abaixo a íntegra da manifestação de José Carvalho Rufino:
AVANÇAR RUMO À VITÓRIA
Camaradas!
Vinte e sete dias nos une à chegada da maratona do Movimento65 e à vitória política e eleitoral do PCdoB.
Na semana que se encerra, nossos candidatos e candidatas tiveram uma agenda cheia de atividades.
O cenário político nacional, apesar de adverso ainda, emite sinais que precisamos interpretar e usá-los em favor do campo democrático e, em especial, em favor das candidaturas do PCdoB. Em algumas capitais e cidades maiores, candidatos do campo democrático vão sendo o desaguadouro do voto de insatisfação da população com Bolsonaro e o seu governo. Desemprego em alta, 14 milhões de brasileiros estão amargurando a falta de trabalho formal, outros milhões estão na informalidade e, como desalentados, são seis milhões, pessoas que perderam a esperança, entregues à própria sorte.
A inflação, carestia dos produtos básicos para alimentação, impacta com força os mais pobres. A fome bate outra vez à porta dos excluídos da condição de cidadãos, mas a classe média acusa também as consequências do golpe. Arauto da da ética e da moral, o capitão e o seu governo estão acuados por denúncias de corrupção. A saída para a crise, apontada por Paulo Guedes, é mais arrocho salarial, fim dos programas sociais, privatizações do que resta de empresas públicas e o desmonte do estado nacional, basta ver a proposta de reforma administrativa.
Contra o caos econômico e social, o velho receituário neoliberal, a manutenção dos interesses do rentismo. Bolsonaro já não é boa companhia na eleição, seus aliados se escondem dele. Nesse ambiente, as forças políticas, como o PCdoB, que defende a democracia, a constituição e a vida, precisam tensionar suas campanhas e estreitar os laços com os segmentos populares nas grandes cidades e por todo o Brasil, buscando votos e apoio para nossos representantes nessa batalha.
Mais que nunca está valendo a palavra de ordem dos comunistas do Brasil: Frente Ampla e unidade do povo em defesa da Democracia e da Vida!
Grande abraço, Camaradas!
À luta e à VITÓRIA!
Teresina, 18/10/2020.
José Carvalho Rufino.
Presidente PCdoB do Piauí
—-
Com informações da PensarPiauí
(MD)