O candidato do PCdoB à prefeitura de São Paulo (SP), Orlando Silva, e o candidato Arthur do Val (Patriotas), conhecido por “Mamãe Falei”, marcaram um duelo virtual para a próxima sexta-feira (23), às 21 horas. O debate será transmitido ao vivo pelas redes sociais dos dois candidatos. O local e o moderador ainda não foram definidos.
“Não vou fugir de debate. Ele é essencial para uma candidatura democrática para cidade de São Paulo. O povo precisa ouvir os diálogos.”, disse Orlando Silva em sua página no Facebook.
O encontro entre ambos terá cerca de 1 hora e 30 minutos de duração, podendo se estender a depender do nível de engajamento das redes. Fora o bloco das considerações finais, haverá outros cinco blocos – cada um será para abordar um tema diferente. Os assuntos estão sendo negociados pelas campanhas de ambos, mas devem tratar de problemas conhecidos da cidade de São Paulo, como mobilidade.
Cada candidato vai fazer considerações sobre o tema do bloco e depois haverá um “papo reto”, com réplicas e tréplicas entre eles sobre os assuntos. As campanhas dizem esperar um debate de alto nível e “sem esculhambação”, respeitando-se o fato de que Orlando e Arthur são de campos opostos do espectro político.
O formato será inspirado em um debate realizado em 2015 na eleição geral da Espanha entre Pablo Iglesias, do Podemos espanhol, e Albert Rivera, do Ciudadanos. Os candidatos se sentaram em uma mesa de bar para debater suas propostas.
A iniciativa é uma resposta à falta de debates televisionados na corrida pela prefeitura da capital paulista. Na última sexta-feira (17), o PCdoB, ao lado de diversos partidos com candidatos à prefeitura de São Paulo, enviou um manifesto pedindo para que as emissoras de televisão reconsiderarem a decisão de cancelar os debates entre os concorrentes. A iniciativa contou com o apoio de quase todas as legendas, com exceção do Republicanos, de Celso Russomanno.
“Os debates são peças-chave para eleições plurais e transparentes. Sem eles, quem perde é o eleitor. Sem eles, quem perde é a democracia”, diz o manifesto enviado à RedeTV!, Record, CNN e TV Globo.
A Globo, SBT, Record, Rede TV! e CNN cancelaram os debates. Já a TV Cultura confirmou que vai realizar um embate entre os candidatos à prefeitura da capital no dia 12 de novembro. “Por que a Bandeirantes e a TV Cultura conseguem fazer e as outras não?”, indagou ao Estadão Rodrigo de Carvalho, coordenador campanha Orlando Silva. “Não foi uma decisão sanitária, foi política”, afirma.
“A gente acredita que há possibilidade de fazer debates com todos os candidatos respeitando as condições das autoridades sanitárias”, afirmou Rodrigo, que explicou que todos os candidatos com direito a participar dos debates na TV haviam concordado com as emissoras em não levar assessores. Nas conversas com outra emissora, todos os candidatos haviam concordado em fazer testes para Covid-19.
Por Maiana Diniz, com informações do Portal Terra e do Poder360