O candidato do PCdoB à prefeitura de Olinda (PE), João Paulo, participou de uma sabatina nesta quinta-feira (8) na Rádio Jornal e anunciou que entre suas primeiras providências no governo municipal estará a Saúde, por meio da recuperação dos postos de atendimento e qualificação de pessoal, a Educação e a geração de emprego e renda para a população.

Segundo ele, a formação de parcerias e um projeto destinado a formar pessoas na área de tecnologia atendem às necessidades de um mercado cada vez mais automatizado e digital. Em todos os setores, João Paulo planeja garantir participação e eficiência na administração da cidade. “Vamos fazer um governo participativo, com atenção às pessoas e às suas demandas prioritárias”, observou. “Para isso, precisaremos de uma intensa integração com a sociedade e uma equipe competente, com amor à cidade e comprometida com o projeto democrático e inovador”, disse.

O candidato defendeu que saúde, educação, turismo, cultura e o desenvolvimento econômico são áreas que podem confluir num projeto de geração de riqueza para Olinda e para sua população. Ele lembrou que a cidade enfrenta os efeitos econômicos e sociais da pandemia de coronavírus e que o atual prefeito não apresenta projetos de inovação nem oferece serviços de qualidade. Tais providências, conforme João Paulo, também servem ao propósito de tirar Olinda de sua antiga qualificação de “cidade-dormitório”.

Para João Paulo, sua condição de opositor ao governo Bolsonaro não impedirá a vinda de recursos federais para a cidade e, nesse sentido, lembrou que em sua administração no Recife conseguiu fazer parcerias com o então governador Jarbas Vasconcelos, do qual divergia politicamente. “Vou cobrar de Bolsonaro os compromissos que ele deve ter com o povo de Pernambuco e do Brasil”, acrescentou. “Além disso, vamos utilizar recursos recebidos, e não aplicados pelo atual prefeito; formar parcerias com todos os setores da sociedade, melhorar as condições de atendimento à saúde, resolver a questão de drenagem e outros problemas da Avenida Presidente Kennedy”, disse.

O turismo, de acordo com o candidato, será uma das pontas de lança para gerar renda para a população, com o aproveitamento não apenas a riqueza arquitetônica do sítio histórico, que transformou Olinda em patrimônio da humanidade. “A ideia é ressaltar a diversidade cultural do povo, o respeito aos valores humanos e respeito às diferenças, com políticas específicas para mulheres, negros, população LGBTQI+, crianças, pessoas com deficiência e idosos”, ressaltou.

Durante a entrevista, João Paulo afirmou ainda que o carnaval de Olinda de 2021 será possivelmente realizado, mas a partir da observância de todos os protocolos de segurança relacionados com a Covid-19. “Além de garantir um carnaval seguro, queremos resgatar o que foi descaracterizado pela atual gestão, como a volta de aparelhos de sons nas casas e a construção de um palco que impediu o desfile das agremiações”, explicou.

Fonte: PCdoB de Pernambuco

(MD)