O candidato do PCdoB à prefeitura de Manaus (AM), Marcelo Amil, participou de entrevista nesta quarta-feira (7) na TV Norte Amazonas, afiliada do SBT. Quatro assuntos dominaram a entrevista: saúde, segurança, trânsito e infraestrutura. Foram 12 minutos de perguntas e respostas ao vivo, frente a frente com a jornalista Mariana Rocha, em que o candidato pode detalhar propostas do plano de governo “A Esperança ainda mais viva”.

Para a área da saúde, Marcelo propõe triplicar as equipes de atendimento primário na cidade. “Hoje, o Governo Federal repassa a verba para a saúde e, por falta de uma gestão organizada, trabalhamos só com um terço da equipe de atendimento inicial que poderíamos ter. Eu vou organizar esse sistema porque entendo que cuidando da saúde inicial, nós impedimos que doenças piorem e diminuímos as filas em hospitais” explicou o candidato.

Questionado sobre o problema da segurança pública na cidade, o candidato disse que planeja contratar mais guardas militares, investir em treinamento e equipamentos de ponta, além de fortalecer a comunicação com as polícias do Estado. “Vamos investir em inteligência para essa Guarda Municipal. O guarda precisa ter uma comunicação direta com o policial militar, que é quem tem estrutura, aparato, treinamento e competência para fazer o policiamento ostensivo. Vamos investir em equipamentos para melhorar essa comunicação”, disse, além de enfatizar que a solução não é armar a Guarda Municipal, mas sim deixá-la em contato direto com quem tem preparo para andar armado.

Sobre mobilidade urbana, Marcelo propõe o uso de diferentes tipos de modais e criticou o atual sistema de transporte público. “Não podemos continuar com o mesmo transporte dos anos 60. Ônibus ruim, calor, veículos no prego e a população passando horas na parada, muitas vezes sob o sol e a chuva. Manaus precisa e tem capacidade de ter um VLT (Veículo Leve sobre Trilho), como também um transporte aquático que irá desafogar o trânsito da capital” respondeu o candidato.

Durante o bate papo, a emissora exibiu um vídeo de 5 minutos com a vice candidata da chapa, a professora Dora Brasil, que contou um pouco sobre a sua trajetória de vida e a militância na política amazonense.

Infraestrutura

Marcelo Amil tem como proposta reunir um conselho de professores e mestres da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para estabelecer diretrizes para a infraestrutura de Manaus. Ele destaca que o diferencial desse conselho é que ele será formado por pessoas capacitadas que vivem, moram e conhecem os problemas da cidade.
“Nós não queremos procurar conhecimento fora, sendo que aqui nós temos profissionais capacitados e quem entendem a realidade da nossa cidade. Manaus é gigante e com diferenças significativas em casa zona. Nós vamos buscar as respostas com quem entende do assunto”, disse.

Fonte: Ascom

(MD)