O PCdoB da Bahia lançou 32 candidaturas de indígenas para disputar vagas em câmaras de vereadores nas eleições municipais. As sete cidades baianas que possuem mais registros são Santa Cruz Cabrália, Prado e Porto Seguro, municípios do extremo sul do estado, região com forte presença de comunidades indígenas, principalmente da etnia Pataxó.

Em Santa Cruz Cabrália, 15 candidatos indígenas participam da disputa eleitoral pelo PCdoB: Cacique Aruã, Có da Agricultura, Helenice Cancela, Irmão Bena, Zé Ferreira, Dica Pataxó, Gilson Caimbá, Arapati Pataxó, Marcley Pataxó, Abaité, Nadinho do Esporte, Jaqueline Benfica, Missionária Cátia e Katão Pataxó.

Em Prado, são oito candidatos: Lukas Pataxó, Zeca Cacique, Pedro Braz, Linho, Cacique Baiara, Simplício, Macarrão e Ingrid Pataxó. Em Porto Seguro, são três: Cacique Renivaldo, Lucas Nicácio e Tohõ Pataxó.

Há ainda candidaturas de indígenas do PCdoB em Rodelas, onde concorrem Eduardo Souza e Hélio Tuxá, em Salvador, Rubinho, em Ubaíra, Sócrates Farias e Índia, e em Ilhéus, Cláudio Magalhães.

O incentivo à participação dos indígenas na política é uma bandeira do PCdoB, que atua para fomentar e dar assistência às candidaturas. Em maio, a Secretaria de Combate ao Racismo do PCdoB-BA, que tem como titular Alex Reis, construiu uma rede para acompanhar e oferecer apoio às pré-candidaturas negras e indígenas no estado, por exemplo.

O coordenador do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Kâhu Pataxó, também integrante da direção estadual do PCdoB, comemorou o expressivo número. “Ter um partido não só comprometido com a defesa das pautas dos povos indígenas, mas também com a garantia de termos representação no Legislativo, seja municipal, estadual ou federal, é fundamental para nós, povos indígenas. Compromisso é que o PCdoB está demostrando com essa expressiva quantidade de candidaturas indígenas”, afirmou.

Um dos candidatos, o Cacique Aruã, de Santa Cruz Cabrália, busca retornar à câmara, pois já havia sido eleito vereador em 2012, destacando-se, inclusive, entre os mais votados do município, naquela ocasião.

Fonte: PCdoB da Bahia

(MD)