O candidato do PCdoB à prefeitura de Belo Horizonte (MG), Wadson Ribeiro, apresentou propostas para desafogar o sistema de saúde municipal em entrevista ao jornal O Tempo, na terça-feira (29). O candidato declarou que, caso seja eleito, vai dar prioridade à atenção primária da população como caminho para diminuir as filas de hospitais.

“Vamos priorizar a atenção primária, acho que essa é a questão fundamental. Se você tem um sistema de saúde que deixa os hospitais muito congestionados, isso é em função de um sistema que não tem funcionado na ponta, porque você precisa de uma atenção primária para prevenir as doenças. Queremos ampliar os núcleos de Saúde da Família, ampliando o número de agentes comunitários”, explicou.

Além de resgatar o programa Saúde da Família, o candidato propôs a construção de unidades básicas de saúde em locais onde não há assistência e reforma das existentes. “Vamos sanar essa precariedade de Unidade Básicas de Saúde e reformar aquelas que estão em precariedade, fazendo com que o atendimento à população melhore”, disse.

Wadson Ribeiro também falou da importância de valorizar a carreira dos profissionais de saúde e defendeu a ampliação do quadro de funcionários e a criação de especialidades para ajudar a diminuir o tempo de espera da população. “Valorizar o médico, dando condições de trabalho, medicamentos e demais necessidades, isso ajuda a desafogar a fila de espera, principalmente com médicos especializados. Isso que defendemos para Belo Horizonte”, explicou.

Na entrevista, o candidato criticou a morte de agentes de saúde durante a pandemia. “Muitos estavam trabalhando sem equipamentos de proteção e isso é muito ruim”, lamentou.

Para acessar a reportagem de O Tempo, clique aqui.

(MD)