Em meio às limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, o papel da TV nas campanhas eleitorais volta a ganhar importância como canal de contato com eleitores. Pesquisas apontam que o isolamento social elevou o tempo em que as pessoas passam em casa e em frente à televisão.
De acordo com levantamento do Instituto Locomotiva, por exemplo, 32% dos brasileiros disseram que estão assistindo mais televisão do que antes da pandemia. A pesquisa ouviu 1.853 pessoas de 72 cidades brasileiras, entre 14 e 15 de agosto.
Dados do Ibope apontam que o brasileiro está ficando 34 minutos a mais em frente à TV por dia. A média diária dos brasileiros chegou a 6h17, mais que o dobro da média mundial, de 2h55.
Nas eleições de 2018, com o aumento da presença dos brasileiros nas redes sociais e na troca de mensagens diretas por aplicativo, o tempo destinado ao consumo televisivo havia diminuído, agora, com dispositivos digitais e melhor definição de imagem também no celular, a tendência é que o papel da televisão retome seu lugar na vida das pessoas.
De olho nisso, a coordenação das campanhas eleitorais, principalmente das majoritárias, prometem investir mais da metade de seus recursos neste tipo de propaganda, para ganhar mais visibilidade. É o que informa uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada nesta quarta-feira (30).
Regras
Como há novas regras para a propaganda na TV e Rádio, as campanhas não podem se descuidar. Devem ficar atentos ao tempo destinado à participação feminina e também de homens e mulheres negras, na propaganda gratuita de TV, além de seguir as orientações da Lei de Acessibilidade.
O tempo do PCdoB na TV vai ser definido com base no tamanho de cada bancada partidária e considerando as alianças dos candidatos nos municípios.
No Manual Eleitoral, o PCdoB orienta que para produzir a campanha na TV é indispensável a contratação de uma agência, uma produtora ou uma equipe profissional para conduzir todo o processo de criação e produção das peças publicitárias, até a entrega nas emissoras.
Acesse AQUI o Manual Eleitoral do PCdoB para informações detalhadas sobre propaganda eleitoral na TV e no rádio nas eleições de 2020.
Por Maiana Diniz