A secretária de Relações Institucionais e Políticas Públicas do Partido, Nádia Campeão e membro do Grupo de Trabalho Eleitoral do PCdoB (GTE) participou nesta quinta-feira (3), de uma live nas redes sociais da legenda.

Nádia falou como está sendo preparada as convenções municipais desse ano, informou que até agora o PCdoB apresenta 15 pré-candidaturas nas capitais. Segundo ela, “um número inédito”, citando as pré-candidaturas de Manuela d’Ávila em Porto Alegre (RS), Orlando Silva na capital paulista. “E temos várias candidaturas muito competitivas em cidades médias, ou cidades de segundo turno, como Campina Grande (PB), Olinda (PE), algumas cidades do Rio de Janeiro também”, apresentou.

“E as capitais são um fato distintivo, porque repercutem mais no estado, é o que a imprensa acompanha, aquelas pessoas que participam de mais debates, e essa presença nossa em grandes centros, além de São Paulo e Porto Alegre, nós temos candidaturas em Salvador [Olívia Santana], Rio de Janeiro [Enfermeira Rejane], Belo Horizonte [Wadson Ribeiro], Fortaleza [Professor Anízio], estamos com candidaturas bem significativas”, contou.

Nádia, que foi vice-prefeita da cidade de São Paulo, secretária municipal de Educação e de Esporte da capital paulista, contou que o PCdoB apresenta para essas eleições o debate sobre a Plataforma Cidades Democráticas. “Nós começamos a preparar o partido para esse período eleitoral desde o ano passado, no ponto de vista de direção partidária, nós fomos delineando os instrumentos e ferramentas que seriam importantes no momento em que a questão eleitoral se colocasse, que foi basicamente o final de 2019 e 2020. E foi bom fazermos isso porque veio a pandemia, que ninguém esperava, e que cortou isso no meio. Se não estivéssemos preparados, seria mais complicado, ressaltou.

Nádia falou também dos instrumentos que estão à disposição dos candidatos e candidatas, destacando o curso “Cidades Democráticas” que é gratuito está na plataforma de cursos EaD da Fundação Maurício Grabois.

Segundo ela, “é só acessar e fazer nos horários em que for possível, a nossa página eleitoral, PCdoB – Eleições 2020, também está atualizada e lá as pessoas encontram tudo, o Manual Eleitoral, que trata de todos os aspectos de campanha, além de muitas outras notícias, é uma ferramenta importante a ser consultada, e tem o livro Cidades Democráticas (…).

Para a secretária, oferecer essa plataforma para as candidaturas jovens e novatas no Partido é fundamental. “Nós pensamos que nessa eleição de 2020 teríamos realmente um grande contingente de candidatos a primeira vez, de gente nova, e essas pessoas não necessariamente tem a memória do que aconteceu antes. Elas começam como se fosse o momento zero, mas tem já muita coisa que foi construída pelo partido e pelo nosso campo progressista, e inclusive como experiencia eleitoral (…)”.

A dirigente nacional reforçou ainda como o Partido dá importância às candidaturas femininas, de jovens, de negros e várias representações da sociedade brasileira. “As nossas chapas são um espelho, uma imagem, do que é a inserção política do partido. Seria um absurdo um partido que tem muita inserção na luta da juventude estudantil, muitos quadros de mulheres na luta de mulheres, que tem muita inserção no movimento sindical, no movimento comunitário, no movimento negro, e que não apresentasse essas candidaturas. Então, agora, as nossas chapas tem muito a cara do partido (…) com muitos jovens, mulheres, mulheres jovens, negros e negras”.

Na live foi recomendado aos pré-candidatos e interessados a obra Cidades Democráticas – A Experiência do PCdoB e da Esquerda em Prefeituras (1985-2018), da Nádia Campeão em parceria com a Fundação Mauricio Grabois, lançado o ano passado pela editora Anita Garibaldi.

Assista a íntegra da entrevista concedida à jornalista Eliz Brandão:

Conversa com Nádia Campeão sobre cidades democráticas e os projetos eleitorais do PCdoB

A secretária institucional do PCdoB e coordenadora do GTE, Nádia Campeão, comenta sobre os projetos eleitorais do PCdoB e da plataforma cidades democráticas.

Posted by PCdoB – Partido Comunista do Brasil on Thursday, September 3, 2020

 

*

Do Portal PCdoB (BL)