Em entrevista ao Olhar 65 desta sexta-feira (28), a secretária nacional de Mulher do PCdoB, Vanessa Grazziotin, falou sobre a participação feminina na política e os desafios colocados para ampliar a presença das mulheres nos espaços de poder, especialmente no contexto das eleições deste ano.

“Estive no parlamento por 30 anos e nesse tempo convivi com a discriminação. Não se trata daquela discriminação aberta, franca; ela é muito sutil”, lembrou a ex-senadora pelo Amazonas. Recém-eleita para comandar a Secretaria, Vanessa diz perceber agora, mais de perto, “que os desafios ainda são muito grandes no sentido de a gente trazer as mulheres para uma participação política mais efetiva porque a sociedade em que a gente vive é machista e predomina o machismo tóxico”.

Vanessa lembrou que o PCdoB está comprometido com esta luta e que historicamente é o partido que conta com a maior presença de mulheres em sua bancada, destacando que hoje, 15% das cadeiras da Câmara são ocupadas por mulheres, enquanto a bancada comunista tem 44% de presença feminina e é liderada pela acreana Perpétua Almeida.

Para Vanessa, o momento agora é de incentivar e encorajar as mulheres a lançarem suas pré-candidaturas, oferecendo o suporte e apoio do partido. “Esta é uma tarefa que tem de ser encarada não apenas pelas secretárias de Mulher, mas pelo conjunto das direções partidárias porque a partir do momento em que todo o partido está envolvido, temos uma possibilidade maior de sucesso”.

Acompanhe a íntegra da entrevista, concedida à jornalista Eliz Brandão, Editora do Portal PCdoB.

Por Priscila Lobregatte