O pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Belo Horizonte (MG), Wadson Ribeiro, publicou um vídeo em suas redes sociais, neste domingo (23), levantando a sua preocupação em relação as pessoas que vivem em situação de rua na capital mineira, segundo ele, a cidade tem hoje em torno de nove mil pessoas nesta situação, que além de estarem totalmente expostas a Covid-19, enfrentam agora uma onda de frio intenso na cidade.
Segundo a publicação, na madrugada de sábado para domingo, Belo Horizonte registrou mínima de 10,5ºC. “E como fica a população em situação de rua? O número crescente das barracas mostra que a Pastoral de Rua em parceria com a iniciativa privada, têm feito algo para esta questão. Mas quais políticas públicas podemos pensar para dar dignidade à essas pessoas?”, questiona.
Para resolver o dilema desses moradores, Wadson defende “uma verdadeira política de habitação para a cidade” que garanta moradia para cada cidadão de Belo Horizonte, bem como um auxílio financeiro para que as pessoas possam suportar esse momento complicado de pandemia. “Com essa temperatura (baixa) a situação se agrava ainda mais, o que demonstra ser muito importante uma política verdadeira de habitação para que a cidade consiga garantir uma habitação para cada morador”, diz ele.
O presidente do PCdoB de Minas Gerais também citou o crescente número de barracas espalhadas pelo centro de BH advindos da parceria entre organizações não governamentais e iniciativas privadas que tem se mobilizado para ajudar essas pessoas.
“Todo o hipercentro [Projeto de Requalificação de vias prioritárias para Pedestre e Uso Misto] hoje tem um número muito maior, infelizmente, de moradores em situação de rua, BH precisa e pode fazer muito mais por toda essa população”, enfatiza.
Assista o vídeo na íntegra:
Nessa madrugada Belo Horizonte teve mínima de 10,5ºC. A previsão para amanhã é de uma cidade ainda mais fria. E como fica a população em situação de rua? O número crescente das barracas mostram que a Pastoral de Rua em parceria com a iniciativa privada têm feito algo para esta questão. Mas quais políticas públicas podemos pensar para dar dignidade à essas pessoas?*Wadson retirou a máscara apenas para realizar a gravação do vídeo
Posted by Wadson Ribeiro on Sunday, August 23, 2020
*****
Bárbara Luzan com informações das redes sociais