A pré-candidata do PCdoB à Prefeitura do Rio de Janeiro, deputada estadual Enfermeira Rejane realizou um debate nesta sexta-feira (21) em suas redes sociais com a participação da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e do ex-ministro Brizola Neto. O tema da Live foi as eleições municipais do Rio de Janeiro e o programa de governo da pré-candidata.

A deputada estadual Enfermeira Rejane se colocou o tempo todo ao lado do povo do Rio, “tão sofrido com o descaso da gestão atual que prometeu cuidar das pessoas, mas se mostra a cada dia mais distante da realização da população”, disse ela. Foram colocadas em pauta questões como a necessidade da geração de empregos e o aumento da informalidade durante a pandemia. Outros temas como educação, creches, mulheres, saúde pública, cultura, turismo e mobilidade urbana também foram tratados.

Brizola Neto, demonstrou todo o seu apoio à pré-candidata dizendo: “Rejane reúne todas as credenciais de representatividade para levar adiante à sua candidatura: mulher negra, mãe, moradora da Vila da Penha e profissional da saúde sempre dedicada em fortalecer o seu setor, há muito fragilizado e que ficou ainda pior com a chegada da pandemia”.

Além disso, outro assunto que está ligado a saúde da população é a questão do retorno das aulas. Para a profissional de enfermagem, representa um grande risco de ampliação da contaminação. “Abrem-se as escolas deixando os professores sem debate, qual é a mãe que tem segurança de deixar seu filho na escola se a gente sabe que a escola não tem estrutura. A gente viu em outros países com estrutura de testar as crianças, verificar temperatura. Aqui no Rio de Janeiro não tem nem máscara. Vivemos em uma cidade que está um caos (…).” E Brizola complementa “(…) tem que ter muita clareza de identificar que aqui no Rio de Janeiro o Crivella representa o que há de pior na política nacional, que é o que o Bolsonaro vem fazendo, essa política que nega ciência, que não tem apreço pela vida e que não tem apreço sequer pela gestão pública”.

A pré-candidata carioca finaliza dizendo que a sua campanha é coletiva, partidária e não individual. “Ao debater a cidade muita coisa vem com a experiência das pré-candidaturas anteriores e que a educação precisa ser debatida porque é base de tudo e perpassa por todas as outras questões, seguida da questão de gênero e de mulheres: (…) o Rio de Janeiro precisa ser uma cidade mais feminina, mais inclusiva e mais democrática e é isso que a gente traz”.

Confira na íntegra o vídeo:

 

Barbara Luzan

Com informações das redes sociais