A presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, comemorou a vitória da comunista Iraci Hassler para a prefeitura de Santiago, no Chile, contra o atual prefeito conservador, Felipe Alessandri, e a eleição de uma maioria feminina, de independentes e de esquerda para a constituinte do país. Ambas as eleições ocorreram  neste final de semana (15 e 16).

“Irací Hassler, uma jovem mulher comunista, foi eleita prefeita de Santiago, nos enchendo de alegria e esperança. Me faz lembrar minha própria eleição como prefeita de Olinda, em 2000”, destacou Luciana nesta segunda-feira (17).

A presidenta do PCdoB ressaltou ainda: “Que os bons ventos cheguem até nós e que a gente consiga superar esse tempo de sombra, fortalecendo mais e mais projetos populares Brasil afora”. Iraci Hassler venceu as eleições ao obter 38,62% dos votos apurados.

Com relação à constituinte, Luciana declarou, nesta terça-feira (18): “a nova Constituição do Chile será redigida por uma maioria feminina. O povo elegeu 81 mulheres e 74 homens. E impôs uma derrota à direita. É para enterrar de vez o legado de Pinochet. Que nos sirva de exemplo! Lutamos por mais mulheres na política e contra o retrocesso neoliberal!”.

Ao todo, o Chile elegeu 155 cidadãos — a maioria formada por independentes e de esquerda — que irão redigir a nova Constituição do país, que substituirá a Carta criada na ditadura de Augusto Pinochet.

Por Priscila Lobregatte

Com agências

 

(Atualizada em 18 de maio, às 14h40)