O governador do Maranhão, Flávio Dino, do PCdoB, anunciou, neste domingo (24) novas medidas que o estado está tomando a fim de enfrentar a tendência de crescimento nos casos de internações hospitalares decorrentes da covid-19.

“Além de ampliar a oferta de leitos estaduais para coronavírus, estamos pedindo às prefeituras que ampliem atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e oferta de leitos nas redes municipais, quando possível à vista da realidade local”, pontuou, em suas redes sociais.

Em vídeo dirigido à população, o governador destacou, ainda, que estão sendo intensificadas obras que já vinham sendo feitas na área da saúde. “Vamos entregar, nos próximos dias, a ampliação de leitos de UTI na cidade de Imperatriz, a nova Policlínica de Açailândia e mais 50 leitos no hospital Aquiles Lisboa em São Luís”.

Outra medida anunciada pelo governador diz respeito aos grupos prioritários para a imunização. “Vacinas que chegarão hoje (domingo) ao Maranhão poderão ser destinadas a profissionais de saúde e também para pacientes que estejam em tratamento com radioterapia, quimioterapia e hemodiálise. Levamos em conta a situação desses pacientes e o fato de estarem expostos em rotinas hospitalares”, explicou.

Por fim, no vídeo, o governador reafirmou que estão suspensas as festas de Carnaval tanto em locais públicos quanto privados e fez um apelo à população para que siga usando máscaras e mantendo o distanciamento social. “Unidos, vamos vencer. É preciso ter fé, seriedade, responsabilidade e capacidade de se colocar no lugar do outro, ter solidariedade, fraternidade, empatia porque estamos diante de um gigantesco desafio, o maior da nossa geração”, enfatizou.

Confira o vídeo:

Por Priscila Lobregatte